Seleção masculina de tênis de mesa inicia preparação aos Jogos de Tóquio-2020

Todo grupo estará reunido até meados de junho em Ochsenhausen, na Alemanha, onde mora Hugo Calderano

6 mai 2021 - 09h36

A seleção brasileira masculina de tênis de mesa iniciou nesta quinta-feira a sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus. O local escolhido para este período foi a cidade de Ochsenhausen, na Alemanha, onde Hugo Calderano reside e jogou até o mês passado. Todo o grupo estará reunido até meados de junho.

Neste primeiro momento, por conta da reta final das ligas europeias e por questões burocráticas, apenas dois atletas estarão presentes: Hugo Calderano e Vitor Ishiy. Ainda neste mês de maio, Eric Jouti se junta ao grupo, enquanto que Gustavo Tsuboi e o técnico Francisco Arado seguem posteriormente para a Europa. O grupo ainda passará por Hamamatsu, no Japão, dias antes da estreia nos Jogos. A equipe técnica que vai iniciar a preparação é composta pelos técnicos Jean-René Mounié e Michel Blondel, o fisioterapeuta Mikael Simon e o psicólogo Makis Chamalidis.

Publicidade

Pelo menos para um atleta, tudo é novidade. Vitor Ishiy, 59.° do ranking mundial, foi convocado pela primeira vez para uma seleção olímpica. Ele sabe que este é um momento que ficará eternizado e quer aproveitar a grande oportunidade que recebeu.

"Estou bem empolgado, quero viver cada momento dessa preparação intensamente. Vou guardar essa emoção por toda a vida. Acho que ter esse período de treino vai ser muito bom, e também estar bem mentalmente é importante. Estamos trabalhando com o Makis, graças a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e ao Jean René. O importante é chegar bem preparado", disse Ishiy.

O atleta segue em atividade na divisão Pro B, da França. Seu time, o C'Chartres, briga pelo título e a promoção para a Pro A, a divisão de elite do país. Por este motivo, ele interrompe a preparação na próxima semana para jogar as partidas finais na França e retorna para a Alemanha no final do mês. Calderano, já de férias, segue em Ochsenhausen durante todo o período.

Os quase 80 dias de preparação parecem ser fundamentais em uma Olimpíada totalmente atípica. Em quase um ano e meio de pandemia, foram realizadas pouquíssimas competições internacionais e os treinamentos foram interrompidos inúmeras vezes por ações de isolamento e quarentenas. "Temos dois meses e meio preparação e o grupo de treino é bem forte. Acho que vai ser muito importante ter bastante tempo de treino seguido, por conta da pandemia está difícil ter um período assim", lembrou Ishiy.

Publicidade

Além da equipe masculina, a seleção feminina também deve realizar uma preparação especial em Portugal, antes de seguir para o Japão. No caso das meninas, como todas estão envolvidas com jogos decisivos na Espanha, Portugal e Suécia, os treinamentos devem acontecer a partir de junho.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações