Rede de trens da França é atacada horas antes da abertura das Olimpíadas

Estatal responsável pelo funcionamento do sistema ferroviário emitiu nota comunicando o caso

26 jul 2024 - 08h52

Poucas horas antes da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris, a rede de trens de alta velocidade da França foi alvo de "ataques massivos", e parte das operações estão suspensas. A Seleção Brasileira feminina de futebol enfrentou atraso na saída de Bordeaux, onde enfrentou e venceu por 1 a 0 a Nigéria, mas conseguiu deixar o local após intervenção do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, segundo informações do portal ge.

A operadora do sistema ferroviário emitiu nota divulgando que a rede havia sido atigida por atos de vandalismo, incluindo ataques incendiários, na noite de quinta-feira (25). O problema fez com que diversos trens fossem desviados e outros completamente interrompidos, principalmente de linhas que ligam Paris ao resto da França e a países vizinhos.

Publicidade

Ainda segundo a responsável pela operação, cerca de 800 mil viajantes foram afetados pelo transtorno. Ministro dos Transportes francês, Patrice Vergriete condenou os ataques à linha férrea em publicação no "X" (antigo Twitter). De acordo com a autoridade, o sistema de trens será afetado até o fim de semana, repleto de eventos pelas Olimpíadas.

"Atos coordenados atingiram várias linhas do TGV na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas", disse o ministro.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações