Japão vence na estreia no softball no início dos Jogos da "esperança"

21 jul 2021 - 09h11

A equipe feminina de softball do Japão começou a Olimpíada de Tóquio 2020 com vitória para as anfitriãs, dando o pontapé inicial dos Jogos que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), podem ser "uma comemoração da esperança", mesmo com crescimento de casos de Covid-19.

Jogadoras da seleção feminina de softball do Japão durante estreia na Olimpíada Tóquio 2020 contra a Austrália em Fukushima
21/07/2021 Yukihito Taguchi-USA TODAY Network
Jogadoras da seleção feminina de softball do Japão durante estreia na Olimpíada Tóquio 2020 contra a Austrália em Fukushima 21/07/2021 Yukihito Taguchi-USA TODAY Network
Foto: Reuters

Autoridades olímpicas e japonesas seguiram em frente com o espetáculo do esporte, apesar de haver oposição a receber mais de 11.000 atletas, funcionários e jornalistas no país --dúzias dos quais já testaram positivo para Covid-19.

Publicidade

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os Jogos têm que seguir em frente para demonstrar ao mundo o que pode ser alcançado com o plano e as medidas certos.

"Que os raios de esperança desta terra iluminem um novo amanhecer por um mundo mais saudável, seguro e justo", disse ele, erguendo a tocha dos Jogos Olímpicos ao discursar a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital japonesa. "Espero sinceramente que os Jogos de Tóquio sejam bem sucedidos."

A presença de público nos locais de competição foi proibida e há restrições em Tóquio e nos arredores, onde infecções pela Covid-19 estão em alta, para tentar minimizar os riscos de saúde entre moradores e visitantes.

O Japão, com cerca de 34% da população tendo recebido pelo menos uma dose da vacina, está preocupado que a Olimpíada possa se tornar um evento super-disseminador do coronavírus.

Publicidade

Em uma pesquisa recente no jornal Asahi, 68% dos que responderam expressaram dúvida sobre a habilidade de os organizadores controlarem as infecções, com 55% dizendo que eram contra a realização dos Jogos.

A cerimônia de abertura oficial dos Jogos será na sexta-feira e deve ser uma apresentação reduzida e moderada, segundo Marco Balich, conselheiro sênior do produtor executivo das cerimônias de Tóquio.

Assim como a cerimônia de abertura, o jogo de softball entre o candidato ao ouro Japão e a Austrália foi realizado sem público, entre o zumbido das cigarras e o aplauso educado de algumas centenas de funcionários em um estádio de Fukushima, cidade devastada pelo tsunami e desastre nuclear de 2011.

As jogadoras em pé nos bancos debaixo do sol escaldante --30 graus Celsius no meio do jogo-- gritaram para as rebatedoras a manhã inteira, dando ao jogo um ar de liga juvenil.

Publicidade

As infecções por coronavírus continuam entre os envolvidos na Olimpíada, no entanto, com pelo menos mais sete casos positivos, levando o total a mais de 75.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se