Vinte e seis federações tentam incluir modalidades nos Jogos de 2020

12 jun 2015 - 11h23

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2020, que acontecerá em Tóquio, anunciou nesta sexta-feira a lista dos 26 esportes candidatos a integrar o programa do evento, entre eles surfe, caratê, beisebol e xadrez.

As federações internacionais de cada modalidade interessada precisou que enviar uma solicitação para a organização, que agora analisará as candidaturas, visando realizar uma pré-seleção no dia 22 deste mês.

Publicidade

"Estudaremos as candidaturas e faremos escolha em função da popularidade dos esportes, seu acompanhamento entre jovens e o maior potencial para promover o espírito olímpico", explicou o presidente do comitê organizador e ex-primeiro-ministro do Japão, Yoshiro Mori, em entrevista coletiva.

Entre as modalidades candidatas, há algumas que já estiveram no programa olímpico, como softbol, beisebol, polo e o cabo de guerra. Este último foi disputado nos Jogos de 1900 (Atenas), 1904 (Paris), 1908 (Londres), 1912 (Estocolmo) e 1920 (Antuérpia).

Outros esportes seguem aspirando a inclusão há algumas edições do evento, como squash, xadrez, bilhar, esportes sobre patins de rodas, wakeboard, escalada e wushu, assim como pleiteantes mais recentes, como surfe, mergulho e esportes aereos.

Caratê e sumô, duas modalidades originárias no Japão, também estão na disputa para integrarem os Jogos de 2020. Yoshiro Mori admitiu, no entanto, que a escolha não será motivada apenas pela popularidade no país.

Publicidade

Além disso, será levada em conta a necessidade de construção de instalações esportivas adicionais, já que o comitê organizador "está fazendo grandes esforços para reduzir o custo dos Jogos", conforme explicou Mori.

Até 30 de setembro deste ano, será divulgada a lista definitiva de candidatadas. A escolha será feita no 129º Congresso do COI, no Rio de Janeiro, pouco antes do início dos Jogos de 2016.

Confira a relação das modalidades que tentam fazer parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020:.

.1. Esportes Aereos.

.2. Futebol Americano.

.3. Beisebol e Softbol.

Publicidade

.4. Bilhar.

.5. Bocha.

.6. Boliche.

.7. Bridge.

.8. Xadrez.

.9. Dança de Salão.

10. Floorball.

11. Frisbee.

Publicidade

12. Caratê.

13. Corfebol.

14. Netball

15. Orientação.

16. Polo.

17. Raquetbol.

18. Esportes sobre patins de rodas.

19. Escalada.

Publicidade

20. Squash.

21. Sumô.

22. Surfe

23. Cabo de guerra.

24. Mergulho.

25. Esqui aquático/wakeboard.

26. Wushu.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se