Grêmio definido, Inter misterioso: rivais se encaram em alta

26 abr 2015 - 09h07

Grêmio e Internacional fazem neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena gremista, a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho. E os dois arquirrivais entram em campo no melhor momento de cada um na temporada. De um lado os donos da casa querendo o título como nunca, até mesmo para interromper a série de quatro conquistas do rival; já os colorados, é claro, querem alcançar o pentacampeonato.

Felipão já definiu o time do Grêmio para a primeira final
Felipão já definiu o time do Grêmio para a primeira final
Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Divulgação

A partida de ida da decisão do Estadual coloca frente a frente duas equipes que começaram o ano sob desconfiança, mas chegam para o clássico em um período de afirmação. Do lado tricolor, Luiz Felipe Scolari iniciou a competição cheio de problemas para escalar a equipe. O início não tinha Giuliano e Geromel, que se recuperavam de cirurgia, nem alguns contratados, como o volante Maicon, que hoje é um dos preferidos do treinador.

Publicidade

Hoje, Scolari tem um time definido, ao ponto de não fazer mistério para o primeiro Gre-Nal decisivo. "Já sabem, não tem mistério. São aqueles 11 que vocês já sabem dos últimos jogos", confirmou Felipão.

Luan é um dos principais jogadores do elenco gremista
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Se no campo não há dúvidas, no banco se encontram as maiores expectativas. Depois de mais de um mês, Cristian Rodríguez está liberado pelo departamento médico. Por precaução e falta de ritmo, o meia uruguaio inicia entre os suplentes.

Se pelo meia a expectativa é positiva, no caso do atacante Yuri Mamute, ela se transforma em preocupação. O jogador sofreu uma pancada no tornozelo na semifinal e será reavaliado ainda no hotel para saber se terá condições de ser relacionado.

Inter: foco no Gaúcho, mas olho na Libertadores

Publicidade

Dividido entre Libertadores e Estadual, o início do Internacional também deixou dúvidas. Firme na sua convicção, o técnico Diego Aguirre seguiu escalando equipes alternativas no Gaúcho, poupando os principais atletas para o torneio continental, e conseguiu, com isso, a liderança nas duas competições.

Diego Aguirre tem a chance de escalar força máxima na final do Gaúcho
Foto: Vinicius Costa / AFP

A distância de mais de uma semana para o primeiro jogo das oitavas da Libertadores, contra o Atlético-MG, abre a possibilidade do técnico uruguaio "quebrar o protocolo" e utilizar força máxima na decisão deste domingo. "Para nós, é muito bom não ter um jogo quarta-feira. Isso me permite focar apenas no Gre-Nal. Por algumas semanas, quero esquecer a Libertadores", destacou Aguirre.

Herói colorado em muitos Gre-Nais, o capitão D'Alessandro quer estar em campo, e essa possibilidade foi deixada no ar pelo comandante. "D'Alessandro está 100%, mas não falei que ele irá jogar".

D'Alessandro pode ser titular na Arena do Grêmio, mas não foi confirmado
Foto: Luis HIdalgo / AP

Com as incógnitas do time escolhido pelo treinador uruguaio, somente o zagueiro Juan certamente será poupado. Para formar a dupla de zaga, Alan Costa, Paulão e Ernando disputam as vagas. Outra possibilidade é um resguardo maior no meio-campo, deixando o garoto Valdívia no banco para colocar mais um volante - neste caso, Nicolás Freitas.

Publicidade

A partida de volta é no domingo que vem, no Estádio Beira-Rio. O regulamento do Campeonato Gaúcho prevê saldo qualificado nas finais - em caso de igualdade após os dois jogos, o campeão será quem marcou mais gols fora de casa.

Grêmio x Internacional

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre

Horário: 16h

Arbitragem: Anderson Daronco com os assistentes José Javel Silveira e Júlio César Santos

Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Douglas, Giuliano e Luan; Braian Rodríguez. Técnico:  Luiz Felipe Scolari

Publicidade

Internacional: Alisson; Willian, Alan Costa, Ernando (Paulão) e Géferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia (Nicolás Freitas), D’Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar. Técnico:  Diego Aguirre

Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações