Após conquistarem o Brasil, Paulista e Santo André duelam pela A2

10 fev 2015 - 15h20

Uma década depois de surpreenderem o futebol e conquistarem a Copa do Brasil, Paulista de Jundiaí e Santo André vão se enfrentar na Série A2 do Campeonato Paulista. A partida, válida pela 4ª rodada, será disputada em Jundiaí nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília).

Em 2004, o Santo André passou por Novo Horizonte-GO, Atlético-MG, Guarani-SP, Palmeiras-SP e XV de Novembro-RS antes de enfrentar o poderoso Flamengo na decisão. Após o empate na primeira partida, o Ramalhão calou os 71 mil pagantes no Maracanã e derrotou o rubro-negro por 2 a 0, levando o troféu para o ABC Paulista.

Publicidade

No ano seguinte, o Paulista teve uma campanha ainda mais complicada, eliminando desde a primeira fase equipe que disputavam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro, até enfrentar o Fluminense na final. No primeiro jogo, vitória por 2 a 0 em Jundiaí e na volta 0 a 0 em São Januário deram o título para o Galo do Japi.

Se a história das duas equipes na competição nacional é parecida, ambas também não estão bem no presente. Após o vice-campeonato estadual em 2010, o Santo André foi rebaixado no ano seguinte e desde então disputa a divisão de acesso do Paulistão. Já o Paulista foi rebaixado em 2014 após 13 temporadas consecutivas na Série A1.

Em 2015, foram três jogos disputados até o momento. O Ramalhão, comandado por Ivan Izzo, venceu apenas um jogo e, com quatro pontos, ocupa a 11ª colocação na tabela. O Galo do Japi, entretanto, está em uma situação ainda mais difícil: Sob o comando de Roberval Davino, a equipe conquistou um ponto em nove disputados e o fantasma de mais uma queda começa a assombrar a equipe.

Além de Paulista e Santo André, outras equipes fortes de São Paulo disputam a Série A2. Guarani, Campeão Brasileiro em 1978, São Caetano, vice-campeão da Libertadores em 2002 e Campeão Paulista em 2004 são dois exemplos.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se