Grêmio acerta contratação de Renato Gaúcho

13 set 2026 - 20h59
(atualizado às 21h10)
Resumo
O Grêmio acertou o retorno do técnico Renato Gaúcho para comandar a equipe até o fim da temporada, substituindo o demitido Luís Castro. O treinador assume o clube com duas missões cruciais: disputar a semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG e evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, onde o Tricolor ocupa a 16ª colocação, empatado em pontos com a zona da degola. A estreia de Renato está prevista para a partida atrasada contra o Botafogo, nesta quarta-feira, no Nilton Santos.

O Grêmio tem um novo técnico para o restante da temporada 2026, e o nome escolhido pelo Tricolor para assumir o lugar que pertencia a Luís Castro é um velho conhecido do clube e de sua torcida. Ídolo como jogador e treinador, Renato Gaúcho está de volta ao clube.

Renato Gaúcho na Neoquímica Arena (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Renato Gaúcho na Neoquímica Arena (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Foto: Renato Gaúcho na Neoquímica Arena ( LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.) / Gávea News

O Tricolor acertou a contratação de Renato neste domingo (13) e o próprio técnico anunciou seu retorno nas redes sociais. No entanto, minutos depois, apagou a publicação.

Publicidade

Através dos stories do Instagram, Renato publicou uma foto abraçado com a filha, Carol Portaluppi, no CT do Grêmio, e colocou a a seguinte legenda: "Oi torcida gremista! Estou muito feliz com a minha volta".

Inicialmente, o contrato de Renato com o Grêmio será válido apenas até o final deste ano, sem multa rescisória. No começo das tratativas, houve uma certa divergência em relação a valores, entre o que o clube ofereceu e o que o treinador pretendia receber. Entretanto, as arestas foram aparadas e o acerto se concretizou. A informação é do 'ge'.

As partes começaram a negociar neste domingo (13), depois de o clube gaúcho anunciar a demissão de Luís Castro. O português, que já estava pressionado no cargo, não resistiu após a derrota de virada para o Vasco, no último sábado (12), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Castro deixou o Grêmio classificado para as semifinais da Copa do Brasil, e o embate será contra o Atlético-MG. Já no Brasileirão, no entanto, a situação era crítica. O Tricolor ocupa a 16ª posição na tabela, com 28 pontos e é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. No entanto, está empatado em pontuação com o Vasco, que abre o Z-4.

Publicidade

Renato, então, tem duas missões: garantir o bom êxito do Tricolor na competição mata-mata, e tentar impedir um rebaixamento na reta final do torneio nacional. O próximo compromisso do Grêmio será na quarta-feira (16), contra o Botafogo. A partida é atrasada da 21ª rodada e será disputada no Nilton Santos, às 19h30 (de Brasília).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se