"Gol fantasma" de Messi domina manchetes espanholas após empate com Valencia

27 nov 2017 - 14h25

Um gol no fim de Jordi Alba garantiu um ponto que salvou o Barcelona no empate de 1 x 1 com o Valencia no domingo, o que manteve as coisas como estavam na disputa pelo título do Campeonato Espanhol, mas um "gol" de Lionel Messi que não foi validado dominou as manchetes.

Messi conversa com assistente em jogo contra o Valencia
 26/11/2017           REUTERS/Heino Kalis
Messi conversa com assistente em jogo contra o Valencia 26/11/2017 REUTERS/Heino Kalis
Foto: Reuters

O chute do argentino aos 30 minutos desviou no goleiro Neto e a bola cruzou a linha antes de o goleiro do time rival resgatá-la, mas o jogo continuou.

Publicidade

O árbitro Ignacio Iglesias Villanueva e seus assistentes não concederam o gol e o Valencia seguiu em frente, enquanto os jogadores do Barça comemoravam o que teria lhes dado uma dianteira de 1 x 0 no placar.

"Escândalo", disse a primeira página do Mundo Deportivo nesta segunda-feira, e o Sport disse ter sido um "roubo de arbitragem".

A liga espanhola é a única das cinco maiores ligas europeias que ainda não usa nem vídeo nem a tecnologia da linha do gol para ajudar a tomada de decisões corretas.

Os jornais madrilenhos Marca e AS reconheceram a polêmica e que o resultado significa que a briga pelo troféu ficou mais acirrada.

Publicidade

O empate deixa o Barcelona quatro pontos à frente do Valencia e oito acima do Atlético de Madri e do Real Madrid.

Diego Pico, jornalista do Marca, escreveu: "Um grande erro da equipe de arbitragem que desencadeia uma velha polêmica. A tecnologia é mais do que necessária, especialmente para gols como este, que não são nem mesmo 'gols fantasma'".

No início de novembro o presidente da liga, Javier Tebas, disse que a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será adotada na próxima temporada.

"Na próxima temporada haverá VAR no Campeonato Espanhol, sem dúvida", disse Tebas em uma coletiva de imprensa.

"Estamos fazendo muito progresso em reuniões sobre isso neste momento, e estará pronto muito em breve".

Mas é tarde demais para o Barcelona, que teve um problema idêntico com uma igualdade de 1 x 1 com o Betis em janeiro.

Na ocasião, um chute de Jordi Alba cruzou a linha enquanto o defensor Aissa Mandi tentava desviar a bola, mas o árbitro Alejandro José Hernández não deu o gol.

Publicidade

O Barça terminou a campanha 2016-17 três pontos atrás do Real Madrid, e o gol em questão poderia ter afetado o desfecho da disputa pelo título.

"Haverá muitas coisas que o VAR não consegue esclarecer, mas espero que consiga ajudar com coisas como a de hoje", disse Sergio Busquets, meio-campista do Barcelona.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações