Minha mãe está destruída, desabafa irmã de torcedora do Colo-Colo morta antes de jogo com Fortaleza

Ministério Público do Chile irá investigar circunstâncias de dois óbitos ao lado do estádio Monumental David Arellano, em Santiago

11 abr 2025 - 07h37
(atualizado às 08h45)

A irmão da torcedora de 18 anos que morreu antes do jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, em Santiago, no Chile, disse que a "família toda está desolada".

À TVN Chile, Bárbara Pérez relatou que a mãe "está destruída". "Não sei como vamos seguir com isso. Só peço que me ajudem judicialmente e nada mais", pediu.

Publicidade

"Quando chegamos aqui nos disseram que ela tinha chegado sem sinais vitais e que estava morta", disse. "Mas eu quero dizer que vamos até as últimas consequências".

Irmã de vítima morta em confusão durante partida da Libertadores descreve incidente; 'Família toda está desolada'"
Irmã de vítima morta em confusão durante partida da Libertadores descreve incidente; 'Família toda está desolada'"
Foto: Reprodução/X @TVN

A partida, válida pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores, foi interrompida aos 24 minutos do segundo tempo quando torcedores do Colo-Colo tentaram invadir o Estádio Monumental David Arellano em razão da morte da torcedora de 18 anos e de um adolescente, de 13.

O que aconteceu?

As mortes aconteceram fora do estádio, antes do início da partida.

Bárbara relatou que a irmã estava com o ingresso  em seu celular, assim como os dois amigos que a acompanhavam para assistir ao jogo.

Publicidade

"Agora querem dizer que por culpa deles que eles foram atropelados. O policial que estava dirigindo a viatura que a atropelou não estava mais aqui e fiquei sabendo da minha irmã pelo policial que a trouxe até a mim", descreveu.

Início da confusão

De acordo com o jornal chileno La Tercera, pouco antes do início do duelo, cerca de 100 torcedores sem ingressos tentaram entrar no estádio.

Com isso, a polícia iniciou uma ação para conter a multidão e, na operação, uma pessoa acabou esmagada e morta por uma cerca que caiu durante a confusão, informaram as autoridades do Chile ao jornal.

Jogadores do Fortaleza vão para o vestiário após invasão
Foto: Getty Images/Marcelo Hernandez

Partida cancelada

O duelo acontecia na noite de quinta-feira, 10, e estava empatado em 0 a 0. De acordo com a Conmebol, a partida não será retomada em outra data. A Unidade Disciplinar da entidade ainda decidirá sobre os pontos válidos para o confronto. 

Na sequência, torcedores do Colo-Colo chegaram invadir o gramado, o que aumentou a confusão. Os atletas do Fortaleza e a arbitragem correram para o vestiário, e a partida foi suspensa. Ainda segundo o La Tercera, cerca de mil torcedores brasileiros deixaram o estádio sem maiores problemas.

Publicidade

Uma investigação liderada pelo Ministério Público do Chile tentará descobrir se a viatura da polícia estava envolvida na morte, conforme testemunhas afirmaram à imprensa local.

O episódio também será avaliado pela Comissão Disciplinar da Conmebol.

Por ser mandante da partida, o regulamento estabelece que o clube pode perder o jogo desta quinta e um placar de 3 a 0 seria determinado a favor do Fortaleza. 

Confusão termina em mortes e adia partida entre Colo-Colo e Fortaleza
Foto: Reprodução/X @OC_Libertadores

No X (antigo Twitter), a Conmebol lamentou o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental e expressou condolências às famílias e entes queridos das vítimas. "Estamos juntos neste momento difícil", escreveu a entidade.

O Fortaleza informou que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão ao campo. O presidente do clube, Marcelo Paz, falou sobre o episódio e disse que as duas equipes não se sentiam seguras para retornar a partida. "No Chile, a polícia não pode entrar no estádio. Quem faz a segurança do estádio é uma segurança privada", explicou.

Publicidade

O Colo-Colo também lamentou o falecimento dos dois torcedores, enviou condolências às famílias, amigos e entes queridos.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações