Milan emperra Barcelona, vence na Itália e abre boa vantagem

20 fev 2013 - 18h42
(atualizado às 20h31)
<p>Boateng comemora gol no San Siro contra o Barcelona após abrir o placar</p>
Boateng comemora gol no San Siro contra o Barcelona após abrir o placar
Foto: Reuters

Uma das partidas mais esperadas das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa terminou com vitória do time da casa. Nesta quarta-feira, no San Siro, o Milan segurou o forte Barcelona na aplicada marcação e venceu por 2 a 0, com gols de Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari. Com o resultado, a equipe milanesa pode até perder por um gol de diferença na Espanha que conseguirá a classificação às quartas. A partida de volta ocorre no dia 12 de março, no Camp Nou.

Nesta quarta, o Milan teve atuação impecável na defesa, dando pouquíssimos espaços para o Barcelona trabalhar. O astro Lionel Messi pouco produziu e viu a equipe ser vazada no segundo tempo. Os gols da dupla ganesa foram marcados por meio de oportunismo do time italiano.

Publicidade

O Milan teve dois desfalques relevantes para a partida: Robinho está lesionado, enquanto Mario Balotelli não pode jogar a Liga dos Campeões por já ter atuado no torneio com o Manchester City. Desta forma, Stephan El Shaarawy e Gianpaolo Pazzini formaram o ataque com a chegada rara de Boateng.

O primeiro tempo foi bastante truncado e estratégico. Decidido a tentar resolver o jogo em um contra-ataque, o Milan se postou na defesa e trancou a troca de passes do Barcelona. Mesmo assim, a equipe catalã não mudou de estratégia, e virou refém da marcação italiana. O time catalão teve na etapa inicial 67% da posse de bola, segundo a Uefa, mas com somente duas finalizações.

Messi teve atuação apagada no San Siro
Foto: AFP

Veio o segundo tempo, e o Milan precisou de 11 minutos para abrir o placar. Montolivo cobrou falta de fora da área e a bola explodiu em Zapata. Enquanto os jogadores do Barcelona pediram que fosse marcada mão do zagueiro colombiano, Boateng tomou a sobra e bateu forte, vencendo o goleiro Valdés.

Além da vantagem, a etapa complementar viu um jogo diferente, em que os times faziam um jogo mais equilibrado, mas não menos truncado. O Barcelona seguia incapaz de superar a firme marcação milanesa e pouco chutava a gol. A punição por esta postura veio aos 36min.

Publicidade

Em contra-ataque, Niang tocou para El Shaarawy que, dentro da área, deu passe por cobertura para Muntari. O ganês viu Valdés correr em sua direção e finalizou de primeira para ampliar no marcador. O Barcelona seguiu atacando nos minutos finais, tentando minimizar o prejuízo, mas não conseguiu passar pela defesa do Milan.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se