Chelsea bate Arsenal e mantém invencibilidade no Inglês

Após início avassalador, mandantes permitem empate rival, mas marca no fim e vence jogo de cinco gols

18 ago 2018 - 15h41
(atualizado às 17h27)

Dois jogos e duas vitórias. Esse é o retrospecto de Maurizio Sarri à frente do Chelsea nas duas primeira rodadas do Campeonato Inglês. Neste sábado, atuando pela primeira vez diante de sua torcida, seus comandados tiveram um início avassalador e a rápida construção da vantagem por 2 a 0 com Pedro e Morata. Porém, engana-se quem pensa que a vitória contra o Arsenal foi fácil, já que o empate foi alcançado pelos Gunners, que não impediram, porém, Marcos Alonso de marcar o gol da vitória por 3 a 2.

Marcos Alonso comemora o gol da vitória do Chelsea
Marcos Alonso comemora o gol da vitória do Chelsea
Foto: Toby Melville / Reuters

Os primeiros 45 minutos de Chelsea e Arsenal foram daqueles em que ficou bem definido o período de domínio de ambos os times. Apoiado pela torcida e pelo treinador Maurizio Sarri, os Blues começaram a partida com o total controle das ações, abriram o placar aos oito minutos com Pedro, ampliaram aos 19 com Morata e seguiram criando até os 31 minutos, quando Mkhitaryan perdeu chance incrível, assim como Aubameyang anteriormente.

Publicidade

A oportunidade do armênio representou a mudança completa de panorama da partida, com os Gunners tomando para si o domínio. A prova disso foi o empate, com o mesmo Mkhitaryan aos 36 e com Iwobi aos 40 minutos. Tudo isso apenas na primeira etapa.

O primeiro tempo aberto deu lugar a um segundo tempo fechado, truncado, de menos chances. Porém, quando ela foi dada pelo Arsenal, o Chelsea soube aproveitar. Já com Hazard em campo, o time comandado por Sarri foi melhor na parte final e coube a Marcos Alonso, aos 34 minutos, marcar o gol da vitória.

O JOGO

Quem esperava um grande jogo e permeado por emoção ficou satisfeito apenas com os primeiros 45 minutos de Chelsea e Arsenal. Os Blues, jogando em casa, começaram melhores e criando as melhores chances. Aos oito minutos, uma delas foi bem concluída por Pedro, que abriu o placar. Jorginho fez grande lançamento para Marcos Alonso, que apenas tocou para o espanhol estufar a rede de Peter Cech.

Apesar do domínio completo do jogo nos primeiros minutos e uma série de oportunidades criadas, o Chelsea deu uma chance para o time do Arsenal, que só não empatou pela incompetência de Aubameyang. Sozinho, o gabonês recebeu cruzamento de Bellerin e perdeu um gol inacreditável debaixo dos postes.

Publicidade
Morata festeja seu gol com torcida e companheiros
Foto: John Sibley / Reuters

Enquanto lamentava o gol perdido, o atacante do Arsenal viu Morata fazer a valer a lei do "quem não faz, toma". Exatamente no lance seguinte, o atacante espanhol recebeu um lindo lançamento do compatriota Azpilicueta, driblou Mustafi e arrematou de perna esquerda para bater mais uma vez Cech e ampliar a vantagem do Chelsea para 2 a 0.

Foram 30 minutos do time de Maurizio Sarri antes da entrada em campo dos comandados de Unai Emery. Isso porque, depois de sofrer um domínio absoluto, foi o Arsenal que tomou para si o controle da partida e colocou o adversário "para correr". Antes, porém, aos 31, Mkhitaryan perdeu mais uma chance incrível, que só não foi mais lamentada pelo lance do mesmo Mkhitaryan cinco minutos depois.

Aos 36 minutos, o armênio decidiu testar Kepa e obteve sucesso. Com um forte chute de perna esquerda, superou o arqueiro espanhol, que ainda tocou na bola, mas não evitou o tento que representou o início da reação. Quatro minutos depois, o autor do primeiro gol do Arsenal iniciou a jogada do segundo, terminada com a conclusão de Iwobi e o placar em igualdade antes do intervalo.

Diferentemente do primeiro tempo, o segundo foi desde o início mais equilibrado, até pelas diferentes propostas de cada time. Enquanto Emery optou pela entrada de Torreira no lugar de Xhaka, fortalecendo o setor de marcação, Sarri escolheu Hazard e Kovacic, estreante do dia, para buscar a retomada da vantagem no placar.

Publicidade

A primeira grande chance do período foi do Chelsea, aos 11 minutos, quando Barkley aproveitou o rebote do chute de Marcos Alonso e obrigou Peter Cech a fazer grande intervenção. A resposta foi de Aubameyang no minuto seguinte. Quando o atacante balançou a rede, porém, foi marcado o impedimento e o gol anulado.

Em busca de vencer jogando dentro de Stanford Bridge, o Chelsea manteve o ímpeto ofensivo e consegui fazer valer a superioridade aos 34 minutos. Marcos Alonso que havia parado em Cech anteriormente, conseguiu superar o arqueiro após cruzamento rasteiro de Hazard, que o lateral completou rasteiro para o fundo da rede. A vantagem, aliás, não ficou maior porque Cech espalmou o chute de Giroud aos 41.

Veja também

As contratações mais caras da história do Liverpool
Video Player
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se