Governo suspende ídolo da seleção e afasta comissão técnica após eliminação

O governo do Gabão anunciou a suspensão de Pierre-Emerick Aubameyang e Bruno Ecuele Manga da seleção nacional após a eliminação precoce da equipe na Copa Africana de Nações. A decisão foi tomada depois da derrota por 3 a 2, de virada, para a Costa do Marfim, resultado que confirmou a campanha sem vitórias do país na fase de grupos. Além do afastamento dos jogadores, a comissão técnica também foi demitida. Em comunicado oficial, o governo informou que as medidas valem até novo aviso.

1 jan 2026 - 15h00
(atualizado às 15h00)
Foto: Esporte News Mundo

O governo do Gabão anunciou, nesta semana, a suspensão de Pierre-Emerick Aubameyang e Bruno Ecuele Manga da seleção nacional após a eliminação da equipe na Copa Africana de Nações. Além do afastamento dos jogadores, a comissão técnica também foi demitida. A decisão foi comunicada oficialmente depois da derrota por 3 a 2, de virada, para a Costa do Marfim, resultado que confirmou a queda do país ainda na fase de grupos do torneio.

Pierre-Emerick Aubameyang no Olympique de Marseille –
Foto: Jose Manuel Alvarez Rey/Getty Images / Esporte News Mundo

Em nota, o governo gabonês informou que optou pela dissolução imediata do corpo técnico e pela suspensão dos dois atletas "até novo aviso". A medida ocorre após uma campanha considerada decepcionante, com três derrotas em três partidas disputadas na competição continental.

Publicidade
Foto: Reprodução / Esporte News Mundo

"COMUNICADO OFICIAL

Tendo em vista a atuação desonrosa das Panteras durante a Copa Africana de Nações TotalEnergies Marrocos 2025,

e considerando os múltiplos impactos contrários aos valores de ética e exemplaridade defendidos pela V República,

o Governo decide:

Publicidade

- a dissolução da comissão técnica;

- a suspensão da Seleção Nacional até nova ordem;

- o afastamento dos jogadores Bruno Ecuélé Manga e Pierre-Emerick Aubameyang.

Além disso, o Governo convida a Federação Gabonesa de Futebol a assumir plenamente suas responsabilidades.

Feito em Libreville, em 1º de janeiro de 2026.

FIM"

A eliminação foi selada na última rodada da fase de grupos. Mesmo saindo na frente do placar, o Gabão sofreu a virada da Costa do Marfim e terminou a Copa Africana de Nações sem pontuar, cenário que gerou forte repercussão interna e levou à intervenção direta do governo na gestão da seleção.

Publicidade

Principal nome do futebol gabonês, Aubameyang soma longa trajetória no futebol europeu, com passagens por clubes como Arsenal, Barcelona, Borussia Dortmund, Chelsea e Milan. Aos 36 anos, o atacante é o maior artilheiro da história da seleção do Gabão, com 41 gols em 86 partidas, além de uma assistência. Ao longo da carreira, acumula 797 jogos e 404 gols, com títulos nacionais conquistados em diferentes países.

Atualmente no Olympique de Marselha, Aubameyang tem contrato até junho de 2027. Apesar da relevância histórica do jogador para o futebol do país, a decisão governamental indica um reposicionamento mais rígido em relação ao desempenho esportivo da seleção nacional.

Até o momento, não há prazo definido para o fim das suspensões nem informações sobre quem assumirá o comando técnico da equipe. O governo do Gabão também não detalhou se as punições podem ser revistas antes das próximas convocações oficiais.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se