Copa do Mundo 2026: TikTok se torna parceiro oficial da Fifa para nova cobertura

Acordo prevê conteúdos exclusivos, criadores de bastidores e ações digitais até o fim da próxima edição do torneio

9 jan 2026 - 14h06
(atualizado às 14h06)
Foto: Divulgação/FIFA - Legenda: Fifa aposta no TikTok para aproximar fãs da Copa do Mundo de 2026 / Jogada10

A Copa do Mundo de 2026 começa a se desenhar fora das quatro linhas. Isso porque a Fifa fechou uma parceria estratégica com o TikTok para se tornar a primeira "Preferred Platform" oficial da entidade para o maior torneio de futebol do planeta.

O acordo amplia a presença do Mundial dentro da plataforma e aposta na produção de conteúdos originais. Além disso, aposta na maior participação de criadores para obter uma aproximação direta com o público global, sobretudo fora do ambiente tradicional das transmissões.

Publicidade

Válida até o fim de 2026, a parceria cria novas possibilidades para os detentores oficiais de direitos de mídia. As emissoras poderão publicar clipes oficiais, divulgar trechos das partidas e acessar conteúdos exclusivos produzidos para o TikTok.

A iniciativa também abre espaço para monetização por meio das ferramentas publicitárias da plataforma. Para isso, adotou políticas específicas de combate à pirataria, com foco na proteção da propriedade intelectual da entidade.

Estratégia para Copa do Mundo

Como parte da estratégia, Fifa e TikTok lançarão um hub imersivo dedicado à competição. O espaço reunirá conteúdos do torneio, informações sobre ingressos e transmissões, além de ativações interativas. Ou seja, filtros, figurinhas e recursos de gamificação.

Outro ponto central do acordo envolve a criação de um programa estruturado de criadores. Um grupo selecionado terá acesso aos bastidores do Mundial, enquanto outros poderão cocriar conteúdos a partir do acervo histórico da Fifa.

Publicidade

"O objetivo é compartilhar a energia da Copa do Mundo com o maior número possível de fãs", afirmou o secretário-geral da FIFA, Mattias Grafström.

Para o TikTok, a parceria reforça o papel da plataforma na conexão com o público mais jovem. "Os fãs vivenciam o futebol além dos 90 minutos em campo", disse James Stafford, Head Global de Conteúdo da empresa.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações