Hit que ganhou fama com Beth Carvalho virou hino de futebol

1 mai 2019 - 13h02
(atualizado às 13h06)

Na estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro — 3 a 1 sobre o Cruzeiro na semana passada —, milhares de torcedores cantaram versos que há mais de quatro décadas são lembrados nos estádios do Rio e de outros locais pelo País afora: “Chora/Não vou ligar/Não vou ligar/Chegou a hora/Vais me pagar/Pode chorar/Pode chorar ... Você pagou com traição/A quem sempre lhe deu a mão ...”

Cantora Beth Carvalho
Cantora Beth Carvalho
Foto: Glaucon Fernandes/ELEVEN / Estadão Conteúdo

A música Vou Festejar, de Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias, ganhou projeção ao ser gravada por Beth Carvalho em 1978. De lá para cá, tomou conta do Maracanã, por exemplo, em jogos do Flamengo e principalmente do Botafogo, time de coração de Beth Carvalho.

Publicidade

A cantora morreu nessa terça (30) no Rio, vítima de uma infecção generalizada. Ela se orgulhava do sucesso que a música alcançou com sua voz e interpretação. Por muitas vezes, ao longo dos últimos anos, torcedores de outros clubes, entre os quais os do Atlético-MG e de vários do Nordeste, recorreram à canção em situações festivas, tomados de euforia.

O volume de Vou Festejar costumava aumentar nas arquibancadas quando torcedores queriam alfinetar um ex-jogador de seu time – que atuava pelo adversário, no momento da manifestação.

Era assim que o “Você pagou com traição/A quem sempre lhe deu a mão” parecia contagiar os que cantavam e pulavam, como que num grande desabafo pela opção de troca do jogador-alvo.

Publicidade

O hit também fez sucesso em campanhas políticas, sempre associadas a partidos de esquerda e a favor da democracia. Beth Carvalho participou de inúmeros atos públicos e em muitos deles alegrou a plateia com Vou Festejar.

Confira a letra da canção:

Chora 

Não vou ligar

Não vou ligar

Chegou a hora

Vais me pagar

Pode chorar pode chorar

Publicidade

Mas chora

Chora

Não vou ligar

Não vou ligar

Chegou a hora

Vais me pagar

Pode chorar pode chorar

É, o teu castigo

Publicidade

Brigou comigo

Sem ter porquê

Eu vou festejar vou festejar

O teu sofrer

O teu penar

Você pagou com traição

A quem sempre lhe deu a mão

Você pagou com traição

Publicidade

A quem sempre lhe deu a mão

Mas chora ...

Veja também:

Projota: "Meu sonho era ter um Celta vermelho. Só isso"
Video Player
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações