O ex-zagueiro da Seleção Brasileira Fábio Bilica, atualmente com 47 anos e sem atuar desde 2021, decidiu deixar a aposentadoria para defender o Grêmio Mauaense, que disputa a quinta divisão do Campeonato Paulista.
O retorno foi anunciado pelo próprio clube, sediado em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, que disputará a competição a partir de abril. A equipe está no Grupo 4, ao lado de Manthiqueira, Barcelona-SP, Itaquaquecetuba Athletico Clube (IAC), Mauá e União Mogi.
Bilica não entra em campo desde 2021, quando teve passagens por equipes como Fluminense de Feira, na Bahia, e Forte FC, no Espírito Santo. Agora, retoma a carreira com status de reforço experiente em um elenco que busca protagonismo na competição estadual.
Revelado pelo Vitória, o defensor construiu uma carreira sólida no exterior, especialmente na Itália, atuou por clubes como Venezia, Palermo e Brescia, antes de retornar ao Brasil para uma passagem pelo Grêmio em 2004.
O zagueiro ainda acumulou experiências na Alemanha, França, Romênia e Turquia, lugar onde, defendendo o Fenerbahçe, conquistou o título nacional e se firmou como um dos estrangeiros de destaque no país, além de também atuar por Sivasspor e Elazigspor.
Pela seleção brasileira, Bilica integrou o elenco que disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, onde foi titular da equipe que contava com nomes como Lúcio, Alex e Ronaldinho Gaúcho, terminando a competição na sexta colocação após eliminação para Camarões nas quartas de final.
Ao longo da carreira, o defensor também acumulou episódios curiosos, como quando atuou como goleiro improvisado pelo Venezia e chegou a defender um pênalti cobrado por Andriy Shevchenko, em partida contra o Milan.