Em um clássico com um primeiro tempo espetacular, Atlético-MG e América fizeram uma partida emocionante e empataram por 3 a 3 no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Mineiro. Jogando como visitante no Mineirão, o time alvinegro foi comandado pelo volante Fabiano, que marcou três vezes para virar o placar no primeiro tempo, após o América estar vencendo por 2 a 0. Porém, Rodrigo deixou tudo igual aos 32min da segunda etapa.
Como terminaram a primeira fase em melhor posição que o adversário, os atleticanos têm a vantagem do empate no segundo jogo das quartas, marcado para esta quarta-feira, em Ipatinga. Ao América, resta buscar a vitória.
O Atlético começou assustando logo no primeiro minuto de jogo, com cobrança de falta de Júnior que o goleiro Flávio espalmou para escanteio. Porém, quem chegou às redes no início foi o América: aos 7min, Danilo fez o cruzamento da direita, o zagueiro Cáceres caiu ao tentar cortar o passe e Laércio aproveitou a falha do paraguaio para bater colocado e abrir o placar.
Com o gramado molhado, os jogadores escorregavam bastante. O segundo gol do time mandante quase veio na bola aérea: aos 11min, após escanteio, Gabriel Santos cabeceou na trave. A equipe alvinegra tocava a bola para tentar acalmar os nervos, e ameaçou empatar aos 24min, em boa jogada de Diego Tardelli. O atacante recebeu, girou sobre a marcação e bateu por cima, com perigo.
Laércio e Danilo inverteram os papéis aos 28min e ampliaram para o América. O atacante desceu pela direita em contra-ataque e tocou para o lateral, livre de marcação, completar para o fundo do gol de Aranha. Mas os comandados de Luxemburgo não se abateram: no lance seguinte, Fabiano, genro do treinador e vice-artilheiro do time na temporada, acertou bonito chute de longe e diminuiu para 2 a 1.
O Atlético cresceu na partida e o camisa 8 voltou a aparecer aos 38min para empatar a partida, com mais um belo gol. Muriqui deixou de calcanhar para Renan Oliveira, que avançou e cruzou para Fabiano. Ele girou sobre a marcação e finalizou no ângulo de Flávio.
Cinco minutos depois, o meio-campista confirmou a boa fase na temporada e fez seu terceiro gol no jogo, oitavo no Estadual: após levantamento da direita, Fabiano, de novo, cabeceou para virar o placar. Danilo ameaçou empatar para o América aos 46min, mas o chute do lateral direito saiu por cima e o primeiro tempo terminou com os atleticanos à frente no placar.
Na volta do intervalo, o técnico Mauro Fernandes colocou o veterano Euller no lugar de Luciano. Com muito espaço pela direita, Danilo voltou a assustar aos 4min, chutando na rede pelo lado de fora. Aos 8min, o Atlético respondeu com Muriqui, que balançou na frente do marcador, mas chutou alto demais.
Muriqui, substituto do lesionado Obina, voltou a aparecer aos 17min após boa jogada individual, mas Flávio conseguiu espalmar após o chute de curta distância do atacante. Dois minutos depois, chegada do América: Laércio recebeu na frente e chutou, a bola desviou em Euller e obrigou Aranha a realizar boa defesa.
Muriqui colocou a bola na trave aos 28min, mas foi o América quem marcou na segunda etapa. Aos 32min, a boal foi rolada para Rodrigo em cobrança de falta e o lateral esquerdo acertou um chute forte para vencer Aranha e empatar a partida. No fim, Ricardinho ainda tentou dar a vitória ao Atlético, mas Flávio defendeu e garantiu a igualdade no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
América-MG 3 x 3 Atlético-MG
Gols
América: Laércio, aos 7min, e Danilo, aos 28min do 1º tempo; Rodrigo, aos 32min do 2º tempo
Atlético-MG: Fabiano, aos 29min, 38min e 43min do 1º tempo
Ponto Forte do América
Velocidade pelo lado direito do ataque, com o lateral Danilo
Ponto Forte do Atlético-MG
Chegada de trás de Fabiano, melhor em campo no Mineirão
Ponto Fraco do América
Desatenção no primeiro tempo, quando perdeu a vantagem de dois gols
Ponto Fraco do Atlético-MG
Muito espaço do lado esquerdo da defesa, onde Leandro e Júnior não conseguiam marcar os avanços de Danilo
Personagem do jogo
Fabiano, que comandou virada espetacular no primeiro tempo, com três gols
Esquema Tático do América
3-5-2
Flávio; Preto, Gabriel Santos e Otávio (Zé Rodolpho); Danilo, Leandro Ferreira, Dudu, Irênio e Rodrigo; Laércio (Ulissis) e Luciano (Euller). Técnico: Mauro Fernandes
Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Cáceres, Werley e Leandro; Jonílson, Fabiano, Júnior (Ricardinho) e Renan Oliveira (Giovanni); Diego Tardelli e Muriqui. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos
América: Irênio, Gabriel Santos, Leandro Ferreira e Dudu
Atlético-MG: Fabiano, Cáceres e Ricardinho
Árbitro
Joel Tolentino da Mata
Local
Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)