Inédito: árbitros concederão coletiva após jogos no Brasil

Em 2026, a imprensa esportiva dará voz aos árbitros de futebol. Antes, as entrevistas eram concentradas em jogadores e técnicos.

5 jan 2026 - 22h03
(atualizado às 22h03)
Marcelo de Lima Henrique
Marcelo de Lima Henrique
Foto: Pedro H. Tesch/Getty Images / Esporte News Mundo

Pela primeira vez, os árbitros brasileiros vão aparecer em entrevistas coletivas para responder perguntas dos jornalistas. A inciativa partiu da Federação Cearense de Futebol (FCF) nesta segunda-feira (5). Ao término de todos os jogos do Campeonato Cearense, os juízes vão falar com a imprensa. O objetivo é ampliar a transparência, promover o diálogo e esclarecer as decisões tomadas em campo.

Os árbitros vão participar de coletivas de jogos do Campeonato Cearense, de forma exclusiva. Clubes como Ceará e Fortaleza estão envolvidos. As entrevistas acontecerão após as coletivas dos treinadores de ambas as equipes e somente depois da publicação oficial da súmula da partida pelo árbitro responsável.

Publicidade

Como a ideia vai funcionar na prática? Só o tempo vai responder isso. É a oportunidade de explicarem lances relevantes do jogo, interpretações das regras e decisões, contribuindo para um melhor entendimento do público, da imprensa e dos clubes. O espaço reservado aos árbitros possibilita discussões sadias sobre acertos e erros. Aos poucos, isso pode ser ampliado em outros estaduais.

Marcelo de Lima Henrique é um dos árbitros mais famosos da Federação Cearense e pode motivar outros a participarem ativamente do processo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações