Para manter 100% e avançar, Holanda tenta brecar zebra Eslováquia

28 jun 2010 - 01h59

O retrospecto até o momento na Copa do Mundo é irretocável. Três jogos e três vitórias. Uma das únicas equipes (ao lado da Argentina) que chegou às oitavas de final com 100% de aproveitamento, a Holanda ainda tenta provar aos críticos que viajou para a África do Sul para ser favorita ao título mundial que nunca conquistou em sua história.

Depois de uma primeira fase tranquila e com adversários considerados por muitos como abaixo da média, os holandeses encaram na segunda fase uma das grandes surpresas da atual edição da Copa do Mundo: a Eslováquia, que deixou pelo caminho a atual campeã mundial Itália, com uma vitória por 3 a 2, tida como uma das grandes zebras da atual edição da Copa do Mundo.

Para o técnico holandês Bert van Marwijk, as três vitórias na primeira fase não são suficientes ainda. Em entrevista antes do jogo das oitavas de final, o treinador declarou que seu time ainda tem muito a melhorar, principalmente com a questão de manter o foco durante a partida.

"Podemos fazer melhor do que estamos fazendo. O jogo contra Camarões foi um jogo pior do que os outros que fizemos. Os jogadores entendem como é importante esse jogo de oitavas de final e a importância de se ter atenção. Estou esperando um grupo muito motivado para o jogo contra a Eslováquia".

Além da falta de atenção, van Marwijk terá de se preocupar com a disciplina de seus atletas. Ao todo são seis jogadores pendurados com um cartão amarelo que podem ficar de fora do confronto de quartas de final, caso a Holanda passe pela Eslováquia: Van Persie, Van der Vaart, Kuyt, De Jong, Van der Wiel e Van Bronckhorst. Para complicar a vida dos holandeses, o árbitro do jogo será o rígido espanhol Alberto Undiano, que distribui oito cartões amarelos e expulsou o atacante Klose na vitória da Sérvia sobre a Alemanha.

Com relação a formação da equipe, o técnico holandês ainda faz mistério sobre a escalação do atacante Robben desde o início da partida. O jogador, que ficou de fora dos dois primeiros jogos da Holanda na primeira fase, entrou no segundo tempo do duelo contra Camarões e participou de forma decisiva do gol da vitória de sua seleção, marcado por Hunteelar.

No lado da Eslováquia, o otimismo está em alta depois da classificação histórica com a vitória sobre os italianos. O técnico Vladimir Weiss e os seus jogadores apostam mais uma vez no fator surpresa para avançar às quartas de final da competição, eliminando outra seleção favorita.

"Viemos buscar algo sensacional para nós. Este é o topo de uma carreira de um treinador. Se jogarmos bem, podemos repetir o que foi contra a Itália. Temos um grande respeito pela Holanda, mas garanto que jogaremos com muito coração", disse o treinador um dia antes do jogo.

Para o duelo contra os holandeses, o comandante eslovaco pode promover a volta de seu filho à equipe titular. Com o mesmo nome do treinador, o meio-campista pode ser o substituto do volante Strba, que está suspenso para o jogo desta segunda-feira. Vladimir Weiss, o filho, jogou as duas primeiras partidas da seleção contra Nova Zelândia e Paraguai, mas foi sacado do duelo contra a Itália, por conta de diversas mudanças táticas feitas por seu pai e que deram resultado.

"No último jogo, estava pensando em escalá-lo ou não, e decidi não escalar. Temos um jogador suspenso, e tudo depende do tempo, do gramado. Vou decidir no dia do jogo", afirmou o treinador ao comentar sobre seu filho.

A expectativa dos eslovacos fica mais uma vez nos pés do centroavante Vittek. Com três gols na Copa do Mundo, ele foi o algoz contra a Itália, anotando dois tentos. O jogo entre Holanda e Eslováquia acontece nesta segunda-feira, no Estádio Moses Mabida, em Durban, às 16h (11h horário de Brasília).

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.

Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.

Acesse: m.terra.com.br/copa

Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Celso Paiva
Direto de Durban
Holanda venceu as três primeiras partidas e pode ter Robben para o duelo contra a surpresa Eslováquia
Holanda venceu as três primeiras partidas e pode ter Robben para o duelo contra a surpresa Eslováquia
Foto: AFP
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações