vc repórter: Maracanã tem novo teste de luz antes da Copa das Confederações

24 mai 2013 - 14h58
(atualizado às 16h25)
Testes de iluminação foram feitos no Maracanã na noite de quinta-feira
Testes de iluminação foram feitos no Maracanã na noite de quinta-feira
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

A menos de um mês para a Copa das Confederações, o estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, teve um novo teste de iluminação na noite desta quinta-feira. O local que sediará as finais da Copa das Confederações, no dia 30 de junho, e da Copa do Mundo, no dia 15 de julho de 2014, ficou iluminado e chamou a atenção de quem passou pelo local.

De acordo com a Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro, o sistema de iluminação ornamental testado é constituído de 480 refletores coloridos que permitem a criação de variados efeitos. “São mais de 100 tonalidades projetadas na lona. As emissões dos raios coloridos são coordenadas pela sala de controle localizada no último andar do estádio”, informou o órgão.

Publicidade

Ainda segundo a secretaria, o sistema é apenas decorativo e não interfere na iluminação do campo de jogo, até porque as lâmpadas ficam apagadas durante a realização de uma partida de futebol.

Após praticamente dois anos e nove meses fechado para reforma, o Maracanã foi reaberto no último dia 27 de abril, com um jogo festivo que terminou com vitória dos amigos do ex-jogador Ronaldo por 8 a 5 sobre os amigos do também ex-jogador Bebeto. Na ocasião, apenas funcionários que trabalharam nas obras e seus familiares, além de convidados de honra, como a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, acompanharam a partida.

O teste final no estádio está previsto para acontecer no dia 2 de junho, com o amistoso da Seleção Brasileira contra a Inglaterra, quando o Maracanã receberá, pela primeira vez, sua capacidade máxima, de 78.639 pessoas.

Publicidade

A Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho, terá a participação de oito equipes (Brasil, Espanha, Itália Japão, México, Nigéria, Taiti e Uruguai) com jogos espalhados por seis estádios no País: Castelão (CE), Arena Pernambuco (PE), Arena Fonte Nova (BA), Estádio Nacional (DF), Estádio Mineirão (MG) e o Maracanã (RJ).

O jogo de estreia será no Estádio Nacional de Brasília, às 16h de sábado, entre Brasil e Japão.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se