França x Equador: Terra acompanha duelo minuto a minuto

24 jun 2014 - 16h44
(atualizado às 23h24)

Equador e França se enfrentarão nesta quarta-feira, no Maracanã, em busca da vitória, mas por motivos distintos: os sul-americanos precisam do triunfo para avançar à próxima fase da competição, enquanto a equipe de Didier Deschamps precisa pontuar para garantir a liderança do Grupo E. O Terra acompanha a partida mnuto a minuto a partir das 16h30 (de Brasília).

<p>Benzema pula para comemorar o quarto gol francês sobre a Suíça</p>
Benzema pula para comemorar o quarto gol francês sobre a Suíça
Foto: Reuters

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Publicidade

Mesmo sem seu principal jogador, Franck Ribéry, cortado antes do início da Copa, os franceses estão fazendo boa campanha no Brasil, com vitórias por 3 a 0 sobre Honduras e 5 a 2 sobre a Suíça, nas duas primeiras rodadas da competição. Com seis pontos, um empate será suficiente para assegurar a ponta.

Apesar do bom início, a equipe de Didier Deschamps ainda não está classificada, embora só uma catástrofe a tiraria do torneio. Será preciso uma derrota no Rio de Janeiro e uma vitória dos suíços sobre os hondurenhos que tire uma diferença de oito gols no saldo.

A França entrará em campo podendo escolher adversário nas oitavas, já que o Grupo F será definido antes. Em tese, uma vitória ou empate ajudaria a fugir da Argentina, que enfrentará a Nigéria, também nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Caso a equipe de Alejandro Sabella pontue contra os africanos, ela será primeira colocada da chave e pegará o segundo colocado do grupo E.

Deschamps faz mistério sobre a escalação. Ele terá que escolher entre ir com força máxima ou dar a oportunidade aos jogadores que atuaram pouco nesta Copa. De qualquer forma, dois desfalques são certos: o zagueiro Raphael Varane e o volante Yohan Cabaye. O primeiro sofreu uma gastroenterite no último domingo e poderá ser poupado para estar 100% fisicamente nas oitavas, e o segundo está suspenso.

Publicidade
Veja os gols de Suíça 2 x 5 França pela Copa 2014 em 3D
Video Player

Paul Pogba deverá voltar aos titulares na vaga de Cabaye, mas, na defesa, a situação é mais complicada. O outro zagueiro, Mamadou Sakho, sofre com dores musculares na coxa e, se não jogar, a dupla de zaga pode ser formada por Laurent Koscielny, que não é titular desde a derrota contra a Ucrânia por 2 a 0, em Kiev, na repescagem europeia, e Eliaquim Mangala.

Nas laterais, Mathieu Debuchy e Patrice Evra provavelmente serão poupados. Embora o lateral do Newcastle tenha garantido querer jogar, ele pode sair dos 11 para a entrada do experiente Bakary Sagna, enquanto Lucas Digne pode ter uma chance do outro lado. Esta formação da linha de defesa seria inédita. Na frente, Antoine Griezzmann e Olivier Giroud disputam uma vaga.

Já o técnico Reinaldo Rueda terá mais facilidade para montar sua equipe. A tendência é que os 11 sejam os mesmos que venceram Honduras por 2 a 1, em Curitiba, com a manutenção de Carlos Gruezo na vaga de Oswaldo Minda, como aconteceu na Arena da Baixada.

Para avançar, o representante da Conmebol depende apenas de suas próprias forças. Por enquanto, a segunda colocação é do Equador, que está a frente da Suíça pelo saldo de gols. Dessa forma, basta apenas repetir o placar feito pelos europeus diante de Honduras.

Publicidade

Os equatorianos não deverão se expor. A fórmula do sucesso, de acordo com o técnico Reinaldo Rueda, será encurtar os espaços do rival e ser eficiente quando tiver oportunidades na frente, principalmente, confiando nas chances que caírem nos pés de Enner Valencia, artilheiro do Equador na competição, com três gols.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se