Estudantes protestam contra Fifa e Copa em campus da UFMG

7 jun 2014 - 14h48
(atualizado em 17/6/2014 às 11h02)
Estudantes protestam na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Estudantes protestam na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Foto: Divulgação

Cerca de 100 estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram protesto e ocuparam o saguão da reitoria na unidade da Pampulha, em Belo Horizonte. Eles estão irritados com imposições da Fifa, protestam contra a Copa do Mundo no Brasil e estão no local deste a noite de sexta-feira. De acordo com lideres do movimento, a expectativa é permanecer com a ocupação até o fim do evento.

O motivo para a insatisfação dos universitários é que a Fifa vai limitar a circulação de pessoas no campus nos dias de jogos em Belo Horizonte, deixando restrito apenas aos estudantes. A unidade onde acontece a manifestação é na região da Pampulha, a poucos quilômetros do Estádio Mineirão.

Publicidade

"O principal é que a UFMG está dentro do perímetro, é território Fifa, e então tem que ser submetido a essas coisas, não podem circular pessoas, enfim, isso é um absurdo, a universidade tem que cumprir um papel social", disse a estudante de Ciências Sociais Isabela Rodrigues.

Fortaleza: Secretário aprova manifestações pacíficas na Copa
Video Player

Além de não concordarem com a restrição ao campus, os estudantes também questionam outras atitudes. Segundo Isabela, vários motivos fazem com que os estudantes fiquem acampados no local.

"Não queremos que a universidade seja base militar, como aconteceu no ano passado. A gente questiona ainda o convênio da universidade com a Polícia Militar e eles estão cada vez mais presentes dentro do campus. A gente lamenta ainda o investimento na Copa do Mundo e a falta de investimento na educação, por exemplo. Como isso vai permanecer até o fim da Copa a ideia é que a gente siga até o final da Copa", explicou.

O Terra buscou contato com a assessoria de imprensa da UFMG para saber o posicionamento da universidade sobre a ocupação, entretanto, as ligações não foram atendidas e nem retornadas.

Publicidade
Fonte: Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se