Para Henry, disputar outra partida seria "a solução mais justa"

20 nov 2009 - 11h45
(atualizado às 12h45)

O atacante Thierry Henry, autor do toque de mão que provocou a eliminação da Irlanda e a classificação da França à Copa do Mundo de 2010, declarou nesta sexta-feira em comunicado enviado ao canal de TV britânico Sky Sports News que disputar o jogo novamente seria "a solução mais justa".

"É óbvio que disputar a partida novamente seria a solução mais justa, mas não cabe a mim decidir", disse o jogador no comunicado. "Estou perturbado pela forma como ganhamos e lamento muito a eliminação dos irlandeses, que merecem estar na África do Sul", acrescentou.

A Fifa já descartou a realização de uma nova partida.

Henry foi duramente criticado na Irlanda, mas também na Inglaterra, onde era até então uma figura respeitada, pelo toque de mão que permitiu o gol do zagueiro William Gallas. A jogada também suscitou muitos comentários na França, onde se transformou em tema de debate político.

"Não posso fazer muito mais do que admitir que a bola tocou na minha mão na jogada do gol de empate e dizer que lamento muito a eliminação dos irlandeses", prosseguiu Henry.

"Já disse, e repito: sim, toquei a bola com a mão, mas não sou um trapaceiro. Nunca fui", defendeu-se o jogador, alegando que seu gesto foi "uma reação instintiva numa bola que chegava em alta velocidade numa área lotada" de jogadores.

"Se as pessoas olharem a imagem na velocidade normal, perceberão que foi uma reação instintiva", insistiu o atacante do Barcelona, lembrando que admitiu seu erro "aos jogadores irlandeses, ao juiz e à imprensa depois da partida".

"Um jogador não tem o luxo que dá a televisão de mostrar a jogada em câmera lenta para tomar uma decisão consciente. As pessoas veem uma jogada em câmera lenta, mas não vivem as situações que eu e os demais jogadores vivemos", explicou o francês.

Depois do polêmico gol da França, Henry diz que novo jogo seria a solução justa
Depois do polêmico gol da França, Henry diz que novo jogo seria a solução justa
Foto: Getty Images
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se