Atletas da NFL prometem doar cérebro por ajuda contra lesões

4 mar 2015 - 12h20
(atualizado às 13h21)

Duas estrelas do futebol americano prometeram doar seus cérebros para pesquisas médicas depois de morrerem. Steve Weatherford, do New York Giants, e Sidney Rice, que jogava pelo Seattle Seahawks, tomaram a decisão para apoiar as pesquisas sobre lesões no cérebro.

Muitos ex-jogadores de futebol americano sofrem com problemas e doenças causadas por lesões desse tipo. "Existem muitas questões relacionadas a lesões no cérebro e não apenas com atletas profissionais. Isto afeta todo mundo", disse Weatherford.

Publicidade
<p>Sidney Rice (esq.) assinou compromisso de doar cérebro quando morrer</p>
Sidney Rice (esq.) assinou compromisso de doar cérebro quando morrer
Foto: Brendan McDermid / Reuters

Sidney Rice venceu o Super Bowl, o campeonato da NFL (liga profissional de futebol americano), em 2014 e em seguida decidiu se aposentar, aos 27 anos, porque teme pelo futuro de sua saúde. O jogador já levou muitos golpes na cabeça. Rice e Weatherford afirmam que esperam que sua doação estimule outras pessoas a participarem de pesquistas sobre lesões cerebrais.

Cerca de 4,5 mil ex-jogadores estão processando a NFL devido a lesões na cabeça sofridas durante suas carreiras. Um acordo de cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 2,8 bilhões) pode ser fechado em breve. "Muitos dos meus colegas de time e muitos amigos próximos já enfrentaram concussões e a depressão que vem com isso", afirmou Weatherford.

Rice estima ter sofrido entre 15 e 20 traumatismos cranianos durante sua carreira no futebol americano. Ele começou a jogar aos oito anos de idade. "Me diverti o bastante na NFL. Infelizmente, não recebi a educação necessária (para saber) o que as concussões podem causar. Os estudos do cérebro feitos pelos médicos serão muito importantes para ajudar, talvez até prevenir (problemas)", afirmou Rice.

NFL cada vez mais tem protagonizado concussões dentro de campo
Foto: Doug Pensinger / Getty Images
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações