Federer exalta título histórico da Davis e agradece a Wawrinka

23 nov 2014 - 21h14
(atualizado às 21h50)

Após vencer sem dificuldades o francês Richard Gasquet e dar à Suíça o primeiro título da Copa Davis, neste domingo, Roger Federer fez questão de exaltar o trabalho de todos os seus companheiros, em especial o de Stanislas Wawrinka, com quem atuou no jogo das duplas, no último sábado.

"Eu não posso agradecer o suficiente por Stan por todo o esforço e tudo o que fez no fim de semana. Ele evoluiu muito nos últimos anos e fez um fim de semana inacreditável, o que me possibilitou essa oportunidade de vencer hoje", declarou Federer que, ao lado de Wawrinka, venceu o conjunto francês Julien Benneteau/Richard Gasquet e viu o companheiro derrotar Jo-Wilfried Tsonga no jogo de abertura, na sexta-feira.

Publicidade

"Estou incrivelmente feliz. É uma sensação incrível comemorar com meus amigos. Fiz um grande jogo em uma ótima atmosfera. Foi um belo fim de semana para o tênis", completou o número 2 do mundo.

Com a vitória sobre a França, Federer levou um troféu que faltava em sua vasta galeria. Mesmo assim, o tenista de 33 anos disse que a conquista não deve ser vinculada somente a ele, mas sim à história da Suíça.

"Isso não é por mim, é por eles. Ganhei tanto na minha carreira que não precisava marcar um "X" numa caixinha. Estou feliz por viver um grande momento na história do tênis em nosso país. Espero que possa criar grandes coisas no futuro, não só no tênis", disse Federer que, juntamente com Wawrinka e a esposa Mirka, protagonizou o polêmico bate-boca na semifinal do ATP Finals de Londres, no último sábado.

Após a "batalha" de 2h50 com Wawrinka, Federer não conseguiu se recuperar a tempo para disputar a final com o sérvio Novak Djokovic, em Londres. Durante a semana, o suíço reclamou de dores nas costas, mas se tratou para estar junto de seus companheiros na decisão diante da França, que começou a se preparar duas semanas antes.

Publicidade

"Estou nesse esporte há quinze anos e nunca havia chegado perto do que fiz neste fim de semana. Sou muito feliz por ter mantido a calma e jogado bem quando foi preciso. Estou muito feliz por meus companheiros de time. todo mundo trabalhou muito duro para que eu estivesse pronto para jogar", completou o lendário tenista.

Gazeta Esportiva
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se