Tite banca estilo de jogo no Cruzeiro: "Não consigo jogar com cinco volantes"

Treinador ganhou alívio no Cabuloso após vitória no clássico diante do América-MG, pelo Campeonato Mineiro

9 fev 2026 - 17h50
(atualizado às 17h56)
Tite vinha recebendo inúmeras críticas no Cruzeiro –
Tite vinha recebendo inúmeras críticas no Cruzeiro –
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro - Legenda: Vitória deixa Tite mais aliviado no comando do Cruzeiro / Jogada10

A vitória no clássico diante do América-MG trouxe alívio para Tite no Cruzeiro. Respaldado pela diretoria e agora um pouco menos pressionado, o treinador falou sobre os métodos de seu trabalho. Assim, ele bancou o seu estilo de jogo e afirmou que não consegue fugir do modelo adotado durante as partidas.

Com Leonardo Jardim, o Cruzeiro praticava um trabalho mais ofensivo, apostando em transições rápidas para o ataque. Por outro lado, Tite adota um estilo mais equilibrado e defendeu sua forma de trabalhar.

Publicidade

"Eu não consigo fugir do ponto de equilíbrio. Outro dia nós estávamos conversando, e o Spindel olhou pra mim e mostrou uma expectativa de gols das equipes que eu dirijo. Ela girava em torno de 1.75, em termos mundiais e de técnicos mundiais. E a expectativa de gols tomados era bem baixa também. Então, eu olho os dois lados".

Tite vinha recebendo inúmeras críticas no Cruzeiro –
Foto: Thais Magalhães/Cruzeiro / Jogada10

Nesta temporada, Tite vem utilizando Lucas Romero e Gerson como volantes. Já Christian atua um pouco mais à frente, também sendo importante na recomposição do meio-campo. O comandante celeste afirmou que não consegue atuar com mais jogadores de marcação.

"Não adianta eu querer. Eu não consigo jogar com cinco volantes, eu não gosto, três… não é o meu estilo. Se não tiver bola, se não tiver jogo, se não propor o jogo, não é legal, não é aquilo que eu… Mas também só atacar também não dá. A necessidade é de ter equilíbrio. Às vezes não dá, às vezes não acontece nem no campo, mas a ideia é de uma equipe equilibrada", declarou.

Cruzeiro assume a liderança geral do Mineiro

Com o triunfo sobre o América-MG, o Cruzeiro assumiu a primeira colocação geral do Campeonato Mineiro e a liderança do Grupo C, com 12 pontos, um a mais que o North. No entanto, no Brasileirão, perdeu as duas partidas que disputou e ocupa a lanterna da competição.

Publicidade

Na próxima rodada, só depende de si para garantir o primeiro lugar geral do Estadual. A equipe enfrenta a URT - líder do Grupo A, com 11 pontos - em Patos de Minas, às 19h (de Brasília).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações