Cruzeiro recebe o Coritiba para confirmar vaga na Sul-americana

24 nov 2012 - 20h04
(atualizado às 20h35)

Nono colocado no Brasileiro com 49 pontos, o Cruzeiro precisa apenas de um empate contra o Coritiba, para confirmar vaga na Sul-Americana de 2013, objetivo da Raposa nesta reta final de Brasileiro. O duelo contra o Coxa acontece neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no estádio Independência, na partida que marca a despedida da equipe celeste da torcida na atual temporada.

O detalhe curioso é que mesmo que conquiste a vaga na Sul-Americana, o Cruzeiro pode não disputar a segunda competição mais importante das Américas. Isso pode acontecer por conta das regras estipuladas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que afirma que o time que chegar as oitavas de final da Copa do Brasil não poderá jogar a Sul-Americana. Dessa forma, a participação no torneio internacional depende de um fracasso na Copa do Brasil.

Publicidade

Alheio a essa questão, o técnico Celso Roth, que não estará no Cruzeiro em 2013, só pensa em terminar bem os dois últimos jogos do Brasileiro para deixar o comando da equipe mineira com dignidade. O treinador, porém, terá baixas para encarar o Coritiba. O zagueiro Léo segue no departamento médico e não enfrenta os paranaenses, já o avante Anselmo Ramon vai cumprir suspensão automática. Roth confirmou Wellington Paulista no ataque explicou o motivo da escolha.

"É natural ser o Wellington Paulista. Se tudo correr bem, ele começa neste domingo. Os dois jogadores são diferentes. O Anselmo não joga por acaso, ele tem feito bons jogos. Ele controla bem a bola e tem um embate físico contra os adversários. Já o Wellington é de movimentação. Taticamente não mudaremos, mas mexeremos na forma de jogar. Temos que ter essa consciência", declarou.

O Coritiba vem de duas derrotas que interromperam uma boa sequência de resultados e voltou a se sentir ameaçado, pelo menos matematicamente, pela zona de rebaixamento. Porém, um único ponto somado fora de casa acabará com a agonia sem precisar depender de ninguém. O objetivo, entretanto, é buscar três pontos e também brigar pela vaga na Copa Sul-americana.

O técnico Marquinhos Santos segue observando o time, já de olho no planejamento para 2013. E é exatamente prevendo uma possível negociação do meia Rafinha, que já vem apresentando o mesmo futebol decisivo de outros tempos, que a principal novidade deve surgir. Robinho treinou entre os titulares e deve começar jogando. O treinador, entretanto, deixou o mistério no ar.

Publicidade

"Fica a dúvida ainda. Se é a manutenção do sistema, com as peças que estavam jogando ou o preenchimento maior de marcação e não perder a qualidade de jogo, que seria a entrada do Robinho, que faria um falso terceiro volante sem a bola e um meia atacante de posse de bola", disse o comandante alviverde, sem revelar a escolha. "Então, fica essa dúvida. Vamos aguardar para definir. Mas as duas situações foram bem trabalhadas", concluiu.FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X CORITIBA

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 25 de novembro de 2012 (domingo)

Horário: 17 horas (horário de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

Publicidade

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Diego Renan; Charles, Marcelo Oliveira e Montillo; Fabinho, Wellington Paulista e Martinuccio

Técnico: Celso Roth

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Escudero, Luccas Claro e Denis; William, Vinícius, Lincoln, Everton Ribeiro e Robinho (Rafinha); Deivid

Técnico: Marquinhos Santos

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se