Com EUA na final da Copa feminina, disputa por igualdade salarial volta à tona

3 jul 2019 - 17h21

Com os Estados Unidos em preparação para a disputa da final da Copa do Mundo de futebol feminino, a luta da equipe pela igualdade salarial ressurgiu nesta quarta-feira, com o Caucus das Mulheres Democratas exigindo respostas do presidente da federação de futebol dos EUA, Carlos Cordeiro.

Jogadoras da seleção dos EUA comemoram vitória sobre Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino
02/07/2019 REUTERS/Benoit Tessier
Jogadoras da seleção dos EUA comemoram vitória sobre Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino 02/07/2019 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

A disputa da seleção feminina norte-americana com a entidade controladora da modalidade no país a respeito da paridade de pagamentos se aqueceu durante o mês de disputa do torneio, que se encerra no domingo, em Lyon, quando os EUA enfrentarão Holanda ou Suécia, depois de eliminarem a Inglaterra em uma tensa semifinal, vencida por 2 x 1.

Publicidade

As jogadoras têm repetido que o processo judicial que movem contra a federação não vem sendo uma distração, mas a disputa voltou ao centro das atenções com o Caucus das Mulheres Democratas enviando a Cordeiro uma carta, em que expressam sua "profunda preocupação a respeito da desigualdade em pagamentos, publicidades e investimentos na seleção feminina dos EUA".

"As integrantes também exigem respostas da federação sobre como tais injustiças serão remediadas", acrescentou o documento.

Todas as 28 atletas da seleção norte-americana, atual campeã mundial, foram nomeadas como querelantes em uma ação judicial contra a federação de futebol dos EUA, protocolada em março.

As jogadoras afirmam que têm recebido constantemente menos dinheiro que a equipe masculina, ainda que suas performances sejam superiores às dos homens.

Publicidade

O processo também destaca anos de discriminação de gênero institucionalizada, alegando que condições de viagens, departamento médico, promoção de partidas e treinamentos são desfavoráveis às atletas femininas em relação ao time masculino.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações