CBF oficializa Dunga e justifica escolha por números

22 jul 2014 - 10h59
(atualizado às 14h06)

Dunga está realmente de volta. Nesta terça-feira, a CBF oficializou o que já era considerado certo nas bastidores do futebol nacional. Treinador da Seleção Brasileira entre 2006 e 2010, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, retorna ao cargo de maneira surpreendente para o próximo ciclo. Ele foi apresentado por José Maria Marin, presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, seu vice e sucessor eleito, e ainda Gilmar Rinaldi, coordenador geral de seleções. 

"É um atleta que foi campeão do mundo, foi capitão de uma seleção campeã e demonstrou capacidade para dirigir a Seleção Brasileira", disse José Maria Marin, presidente da CBF. "Isso ficou demonstrado através de números, não apenas de palavras, de que possui todos os requisitos e capacidade para dirigir novamente a Seleção Brasileira", acrescentou Marin.  

Publicidade
José Maria Marin anuncia Dunga como novo técnico da Seleção
Video Player

"Foi uma escolha feita através da participação de todos que estão aqui nesta mesa, numa demonstração de unidade e total integração visando grandes conquistas no futuro. Um homem experimentado, tanto no campo como fora dele. E todos nós aqui desta mesa depositamos total confiança na sua competência e capacidade de trabalho", descreveu Marin sobre Dunga.

Anunciado na quinta-feira passada, Gilmar foi o responsável direto pela escolha do novo treinador. Companheiros na Seleção que venceu a Copa de 94, Dunga e ele, dois gaúchos, têm amizade há décadas. Foi o dirigente recentemente contratado pela CBF que resolveu dar uma nova oportunidade ao técnico que acabou dispensado após o Mundial da África do Sul.

<p>Novo coordenador, Gilmar Rinaldi foi fundamental para a contratação Dunga</p>
Novo coordenador, Gilmar Rinaldi foi fundamental para a contratação Dunga
Foto: Mauro Pimentel / Terra

 

Dunga promete mescla de juventude e experiência na Seleção
Video Player

Campeão da Copa América 2007, líder das Eliminatórias Sul-Americanas e campeão da Copa das Confederações, Dunga comandou a Seleção que acabaria eliminada pela Holanda nas quartas de final da Copa 2010. Mesmo assim, deixou o cargo com aproveitamento de 76,6% nos 60 jogos disputados. Foram 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas. 

Publicidade

Cobiçado por uma série de clubes e países durante três anos, Dunga teve apenas um trabalho desde a saída da Seleção Brasileira. Ele assumiu o Internacional para a temporada 2013 e, apesar do título gaúcho, foi demitido no início de outubro. Sem o Beira-Rio à disposição e mesmo com desavenças internas, o treinador teve aproveitamento de 59,8%. Foram 26 vitórias, 19 empates e nove derrotas. 

Dunga: "temos que ter humildade, não vamos ganhar com camisa"
Video Player

Convidado por Gilmar Rinaldi quando já tinha um acerto encaminhado para dirigir a Venezuela, Dunga terá calendário cheio pela frente. Além da disputa das Eliminatórias a partir de 2015, o Brasil irá enfrentar duas edições da Copa América - no Chile, também em 2015, e nos Estados Unidos, em 2016, com seleções da Concacaf. Caso vença em território chileno, automaticamente jogará a Copa das Confederações de 2017, na Rússia. 

A reestreia de Dunga pela Seleção Brasileira já tem data, local e adversários definidos. No próximo dia 5 de setembro, o Brasil pega a Colômbia em Miami, no Estádio Sunlife. O jogo seguinte é diante do Equador, em 9 de setembro, no Estádio MetLife, em Nova Jersey. Ambos os compromissos ocorrem às 22h (de Brasília).

Saiba tudo sobre a volta de Dunga

Desafios de Dunga vão de relação com TV à renovação

Publicidade

Decadência: veja destino dos últimos 23 convocados por Dunga

Se durar até a Copa, Dunga deve ser mais longevo da história

Discussões e ofensa: lembre polêmicas de Dunga na Seleção

"Volta quase impossível": veja o que Dunga disse desde 2010

Dunga se diz pronto para críticas e admite erros com mídia

"Defesa também é futebol arte"; veja frases de Dunga

Dunga ignora rejeição: "pesquisa está aí para ser derrubada"  

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se