Brasil anula Costa do Marfim, goleia e vai às quartas do Mundial

12 dez 2011 - 21h26
(atualizado em 13/12/2011 às 09h20)

A Seleção Brasileira trilhou mais um passo em busca de um desempenho histórico no Campeonato Mundial feminino de handebol. Nesta segunda-feira, pelas oitavas de final, a equipe verde-amarela conseguiu anular as principais peças do time grandalhão da Costa do Marfim no Ginásio do Ibirapuera, garantiu a vitória com sobras, por 35 a 22, e assegurou presença nas quartas de final do torneio contra a Espanha. Líderes do Grupo C na primeira fase, as anfitriãs ainda mantiveram o aproveitamento de 100% da competição realizada em São Paulo.

O Brasil, que tem como melhor campanha em um Mundial o sétimo lugar obtido em 2005, se garantiu entre as oito melhores do torneio deste ano e está a uma vitória de conseguir o desempenho mais longo de sua história. Além disso, a equipe verde-amarela conseguiu sua sexta vitória em seis jogos na competição - e com muito mais tranqüilidade do que nos últimos confrontos.

O grande segredo para o triunfo desta segunda foi a boa marcação sobre as principais jogadoras da Costa do Marfim: a pivô Bredou Paula Gondo, de 1,80 m e 75 kg, segundo dados oficiais, e a armadora esquerda Ncho Elodie Mambo, que parecia ter muito mais que os 1,72 m e 68 kg conforme informado pela Federação Internacional de Handebol (IHF).

Último classificado para as oitavas de final, o Brasil seguirá a rotina de atuar no encerramento da rodada no Ginásio do Ibirapuera. O próximo duelo da equipe nacional será na quarta-feira, também às 20h (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera. A adversária será a Espanha, que no domingo eliminou Montenegro por 23 a 19.

Brasil e Espanha, aliás, já estiveram frente a frente há pouco tempo. No final de novembro, a Seleção de Morten Soubak fez um amistoso preparatório contra as espanholas e levou a melhor: 28 a 24, em partida realizada em São Bernardo do Campo. Alonso foi a artilheira do amistoso com sete gols para o time europeu, enquanto o time nacional contou com cinco gols de Alexandra, Duda Amorim e Ana Paula.

Artilheira inspirada deixa Brasil com boa vantagem

A força física do time africano foi o maior fator de dificuldade inicial para o Brasil, que fazia uma marcação estratégica na defesa e corria poucos riscos diante de um time de menos habilidade. Mais importante ainda foi o bom início de jogo da ponta Alexandra, principal referência ofensiva, que já havia feito cinco gols em menos de dez minutos e tinha grande responsabilidade no placar de 6 a 3.

Enquanto Chana fazia uma exibição bastante segura no gol brasileiro, o ataque aos poucos foi calibrando a pontaria e aumentando a vantagem no marcador. A ponta direita Fernanda cresceu de produção, marcou mais três gols e a Seleção ganhou confiança para chegar a ter 11 a 5 de frente. Mas, após as saídas das principais peças para o final da etapa, o Brasil caiu de produção: o setor ofensivo parou de pontuar e as africanas encostaram com 11 a 8.

Atento, o técnico Morten Soubak conseguiu recolocar o foco no time antes do intervalo e viu os resultados: o placar voltou a crescer para a equipe anfitriã. A diferença só não foi superior aos 15 a 8, como terminou a etapa, por conta de dois contragolpes perdidos por Dara e Francine, praticamente sem marcação, nos minutos finais.

Diante de 4 mil torcedores - maior público do Ibirapuera até agora e somente 36% da capacidade máxima do ginásio -, o Brasil voltou muito melhor para o segundo tempo. Fulminante no ataque e estável na defesa, a Seleção demorou apenas 6min para colocar dez gols de frente, com 20 a 10, e seguiu forte.

A vantagem confortável no placar permitiu que Soubak fizesse mais um rodízio para o final do jogo. Mesmo sacando Alexandra, Duda Amorim e Fernanda, artilheiras do Brasil, o treinador viu as reservas darem conta do recado e defenderem a gorda diferença de gols até o final, confirmando mais um triunfo no Mundial e a vaga nas quartas de final. Antes do estouro do cronômetro, a goleira Babi, que havia feito o gol da vitória por 34 a 33 sore a Tunísia na sexta-feira, voltou a balançar as redes e fechou a contagem. Mas após a partida, o gol foi anulado, já que o jogo teria acabado antes da bola entrar.

Confira os cruzamentos das quartas de final do Mundial:

Rússia x França

Angola x Dinamarca

Croácia x Noruega

Espanha x Brasil

Felipe Held
Direto de São Paulo
Fonte: Terra
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações