Vivendo seu momento de maior instabilidade e cobrança do cargo de treinador, Franclim Carvalho tem partida contra o Vitória no domingo (16), pelo Campeonato Brasileiro, fundamental para a continuidade de seu trabalho. A goleada sofrida diante do Cienciano na noite de ontem pela Sul-Americana, na altitude de Cusco, agravou as críticas que já vinham em decorrência de alguns resultados negativos.
A delegação do Botafogo deixou o Peru na tarde desta sexta-feira (14) com destino a Salvador, onde visita o Vitória neste domingo à tarde. Uma possível demissão antes da partida não é levada em consideração; o fato de o time não ter voltado para o Rio de Janeiro torna difícil a decisão, muito parecido com o que houve na semana em que Anselmi foi demitido.
Tudo vai ser decidido contra o Vitória fora de casa. O técnico chegou ao Glorioso no dia 8 de abril e é a primeira vez que o português corre risco no cargo. Uma derrota contra um dos melhores mandantes no futebol brasileiro pode significar uma demissão. Dentro do clube, o resultado fora de casa foi injustificável, mas foi destacado como "covardia" o fato de os jogadores terem jogado em uma altitude de 3.400 metros.
Outro fator foi o segundo gol; na visão de quem administra, aconteceu um toque no braço antes da bola entrar. A delegação que viajou junto com a comissão técnica contou com a presença dos dirigentes: Eduardo Iglesias (diretor-geral da SAF), Léo Coelho (diretor de futebol) e Brunno Noce (chefe de scout), além de Durcesio Mello (ex-presidente do clube), que está presente. Atual presidente do associativo, João Paulo Magalhães Lins se juntará a eles em Salvador.
Depois do resultado negativo no Peru, Franclim Carvalho, durante a coletiva, afirmou que a partida da semana que vem vai ser diferente. O revés para o Cienciano representou a primeira derrota do Botafogo desde a volta da Copa do Mundo; mesmo com a invencibilidade antes do jogo, os resultados não eram convincentes.