Alessandro Brito, diretor de Gestão Esportiva do Botafogo, confirmou sua renovação contratual por mais quatro anos, entrevista para a "ESPN". Além disso, ele confirmou que o clube também renovou com outras lideranças, caso de Raphael Rezende, ex-jornalista da Globo e atual coordenador de Scout.
"Foi uma ideia do John (Textor) de renovar o meu contrato, não só o meu, mas também de todas as lideranças aqui do clube. Recentemente nós renovamos também o contrato do nosso coordenador do scout pro, que foi o Rapha Rezende. Já vemos fazendo isso durante o ano e agora o John nos premiou, não só o meu contrato, como de toda a diretoria, gestão do clube, desde o Thairo (Arruda, CEO), o meu, Danilo (Caixeiro, vice-executivo da Eagle), Deive (Bandeira, diretor de trading da Eagle), Edu Iglesias (diretor da Eagle), Léo Coelho (diretor de coordenação de futebol), todos que encabeçam essa gestão vão ter seus contratos renovados, porque da forma que a gente trabalha, da maneira que a gente acredita, podemos seguir o próximo ciclo olímpico", explicou o diretor.
O diretor disse que os anos que se passaram encerram um ciclo e que quer desfrutar do sucesso no próximo ciclo que vai começar. Brito ainda explicou que a base do clube está em um bom caminho.
"Acredito que nesses quatro anos que se passaram a gente encerra o ciclo olímpico e agora vamos para os próximos quatro anos para que possamos novamente desfrutar de títulos, desfrutar de atletas da categoria de base no elenco principal, acho que o Botafogo tem um caminho bonito nos próximos anos", disse.
Brito disse ser grato a tudo que sua equipe construiu dentro do clube em conjunto com John Textor e Thairo Arruda. Além disso, revelou que recebeu sondagem no ano passado para deixar o clube, mas recusou.
"Sou muito grato à minha equipe, à equipe que consegui construir aqui no clube, com o suporte que o John, do próprio Thairo. Eu brinco com todos que eu sou apenas o capitão, o líder da equipe, mas a equipe é como se fosse um time, todo mundo trabalha e todo mundo entende a filosofia. Fiquei feliz, desde o ano passado, por vários clubes, várias sondagens, vários interesses, mas até como família, o suporte da minha esposa, tenho três filhos, nunca colocamos o dinheiro na frente da nossa felicidade, da nossa entrega, do nosso dia a dia", afirmou.
Alessandro Brito disse que está feliz no Botafogo e que preferiu seguir no clube apesar de ter recebido proposta melhores financeiramente. Além disso, o dirigente elogiou a gestão do Botafogo.
"Se hoje nós estamos felizes, se hoje nós temos pessoas que acreditam no nosso projeto, se a nossa equipe de trabalho é muito boa, acho que particularmente para mim e para minha esposa o dinheiro não pode entrar na frente. Então, em nenhum momento a gente pensou nisso, nunca coloquei isso na minha carreira como primordial. A permanência aqui se dá muito a isso, ao clube estar crescendo, ser um projeto de sempre um acreditar no outro. Trabalhamos numa gestão horizontal, todas as lideranças com opiniões, a equipe de trabalho também tem sua opinião no dia a dia. O trabalho é muito gostoso aqui no Botafogo, as coisas fluem de uma maneira muito natural. Naturalmente aquilo que a gente buscava antes conseguimos ter hoje, então acho que não faz sentido uma troca só por trocar", completou.
O dirigente chegou ao Botafogo como sendo uma das primeiras contratações para a estrutura do futebol do clube com a chegada da SAF em 2022, ao lado do então diretor de futebol André Mazzuco, para inicialmente chefiar o departamento de scout do clube, sendo uma prioridade de Textor. Ele é apontado como sendo um dos grandes responsáveis pela montagem do time que fez história ao conquistar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores no ano passado.
Além de ser diretor do departamento de scout do clube, Alessandro Brito hoje divide o cargo com Léo Coelho na coordenação de futebol do Botafogo. Por conta disso, é um dos homens fortes de John Textor na condução da gestão do campo e da SAF no clube.