Botafogo terá desfalques para estreia na Libertadores; confira lista

Sem jogadores importantes, Alvinegro aposta em planejamento especial para a altitude de Potosí e relaciona jovens para o duelo de ida na Bolívia

17 fev 2026 - 17h47
(atualizado às 17h47)
Martín Anselmi durante partida do Botafogo
Martín Anselmi durante partida do Botafogo
Foto: Vítor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

O Botafogo divulgou a lista de relacionados para a estreia na Copa Libertadores e terá baixas importantes para o compromisso desta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), diante do Nacional Potosí, na Bolívia.

O volante Danilo e o centroavante Arthur Cabral não viajaram por questões médicas, enquanto Allan segue fora após deixar o clássico contra o Fluminense ainda no primeiro tempo por lesão.

Publicidade

Além deles, seguem como desfalques por questões físicas o zagueiro Kaio Pantaleão, o lateral Marçal e os atacantes Santi Rodríguez, Joaquín Correa e Chris Ramos.

Apesar das ausências, o lateral-direito Mateo Ponte volta a ficar à disposição, e o zagueiro Bastos, que havia sentido câimbras no duelo anterior, está confirmado entre os relacionados.

Outra novidade é o lateral-esquerdo Jhoan Hernández, anunciado recentemente, que pode fazer sua estreia com a camisa alvinegra. O centroavante Arthur Izaque, do sub-20, também aparece na lista.

https://twitter.com/Botafogo/status/2023807502345756893

Publicidade

Para minimizar os efeitos da altitude, já que Potosí está a cerca de 4.000 metros acima do nível do mar, o clube adotou um planejamento diferente, e, logo após a partida contra o Fluminense, um grupo de jovens foi enviado com antecedência para a Bolívia.

Os calouros estão sob comando de Rodrigo Bellão, técnico do sub-20, para acelerar a adaptação. Esses atletas já estavam em Potosí desde a última sexta-feira (13).

O elenco principal, por sua vez, embarca nesta terça-feira (17) para Sucre, cidade situada a 2.800 metros de altitude, e segue para Potosí em veículos 4×4 apenas no dia do jogo. A estratégia busca reduzir o impacto físico no dia da partida, válida pelo jogo de ida da fase eliminatória.

Eliminado do Campeonato Carioca, o Botafogo concentra todas as atenções na competição continental. O duelo de volta está marcado para a próxima semana, no Estádio Nilton Santos, quando o Alvinegro buscará a classificação diante de sua torcida.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações