O Botafogo já prepara o planejamento para fazer sua estreia no Campeonato Carioca, quando enfrenta a Portuguesa, no Luso Brasileiro, na próxima quinta-feira (15). Por conta disso, o técnico Martín Anselmi definiu seu planejamento para as primeiras partidas do ano.
Com um novo calendário extenso neste ano, com o Brasileirão começando junto com o estadual, a diretoria e comissão técnica decidiram repetir o planejamento que vinha sendo seguido em anos anteriores, com o Alvinegro começando o estadual com um time com jovens.
Por conta disso, Marquinhos e Kadir, que estavam na Copinha, foram chamados de volta pelo argentino. Eles se juntam às joias do sub-17 Juninho e Arthur Novaes, que ficaram no Rio de Janeiro.
Como o Alvinegro não tem mais a categoria sub-23, que iniciou o Campeonato Carioca em anos anteriores, deve dar mais rodagem aos jogadores do time principal, mas que eram considerados reservas na última temporada. Inicialmente a equipe deve usar um time formado majoritariamente por jogadores da equipe sub-20.
Por conta disso, o Botafogo deve se dedicar mais ao Campeonato Carioca, o que não tem acontecido nos últimos anos durante a era SAF. O estadual era visto como espécie de laboratório para correções de elenco, mas neste ano o Alvinegro deve brigar pelo título.