Papa Francisco recebe jogadores da NBA para discutir sobre racismo

Pontífice se reuniu com cinco atletas da principal liga de basquete nesta segunda-feira, no Vaticano

23 nov 2020 - 17h09

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira cinco jogadores da NBA, principal liga de basquete do mundo, para discutir a atuação dos atletas contra o racismo. Além dos atletas, membros da Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA, em inglês) também estiveram na reunião do Vaticano.

A última temporada da NBA chegou a ser paralisada por causa de protesto dos jogadores contra o racismo. O movimento foi impulsionado principalmente pela morte de George Floyd, em maio, vítima da violência policial. A morte de Gergo Floyd desencadeou o movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam, em português).

Publicidade
Papa Francisco se reuniu com jogadores da NBA no Vaticano
Papa Francisco se reuniu com jogadores da NBA no Vaticano
Foto: Divulgação/Vaticano / Estadão

De acordo com informações divulgadas pelo Vaticano, todos os presentes na reunião realizaram testes para coronavírus e tiveram diagnóstico negativo. Os jogadores que compareceram ao encontro foram Marco Belinelli, do San Antonio Spurs; Sterling Brown e Kyle Korver, do Milwaukee Bucks; Jonathan Isaac, do Orlando Magic; e Anthony Tolliver, do Memphis Grizzlies.

Kyle Korver falou sobre o encontro: "Estamos extremamente honrados por esta oportunidade de vir ao Vaticano e compartilhar nossas experiências com o Papa Francisco. Sua franqueza e disposição para discutir essas questões foram inspiradoras e um lembrete de que nosso trabalho teve um impacto global e deve continuar avançando."

A reunião ocorreu por iniciativa do Papa Francisco. Um intermediário dele entrou em contato com a Associação Nacional de Jogadores de Basquete para marcar o encontro no Vaticano. A próxima temporada da NBA terá início no dia 18 de janeiro.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações