Oferecimento

Cooper Flagg, favorito a primeira escolha do draft da NBA, já treinou com LeBron e Curry

Prodígio da Universidade de Duke será a sensação entre os novatos na temporada de 2025/2026

19 mai 2025 - 04h59
Cooper Flagg, cotado para a NBA
Cooper Flagg, cotado para a NBA
Foto: Reprodução/Instagram

Se a última geração do draft da NBA não tinha o “hype” da mídia e dos torcedores, o evento de 2025/26 promete fazer muito barulho em torno da maior Liga de basquete do mundo. E tudo se deve a um nome: Copper Flagg. 

O ala de 2,6 metros que atua na Universidade de Duke, uma das mais tradicionais na história do esporte dos Estados Unidos, decidiu que vai tentar a carreira como um profissional e será a sensação entre os novatos da próxima temporada. 

Publicidade

Assine NBA League Pass com 25% OFF no pacote anual e assista aos jogos na hora que quiser, em português, e acesse a cobertura completa, documentários e todas as estatísticas em tempo real!

Flagg é natural de Newport, no Maine, no Norte dos EUA. O jovem de 18 anos chama atenção de olheiros desde o colegial, quando defendia Nokomis Regional High School. Ele tornou-se o primeiro calouro a ganhar o prêmio de jogador do ano no Estado, com médias de 20,5 pontos, 10 rebotes e 6,2 assistências. Números muito bons, mas os que realmente chamaram atenção foram os defensivos: 3,7 roubos de bola e 3,7 tocos. 

Não demorou muito para que a reputação do garoto crescesse. Os especialistas nos EUA destacaram a força ofensiva aliada ao desempenho defensivo acima da média para um jovem. 

Desde então, a carreira de Flagg despontou sem parar. O ala foi transferido para Montverde Academy, na Flórida. O sucesso foi tanto que ele comandou o time a uma campanha de 34 jogos e zero derrotas, conquistando o prêmio de jogador do ano no país. As médias foram de 16,4 pontos, 7,5 rebotes, 3,8 assistências e 2,7 tocos. 

Em junho de 2024, Flagg chegou a Duke para começar a carreira universitária. O jogo que o tornou ainda mais famoso aconteceu em janeiro deste ano. O ala marcou 42 pontos e estabeleceu um novo recorde entre os calouros que passaram pela tradicional universidade.

Publicidade

Com o garoto no time, Duke chegou até o Final Four da NCAA e só foi derrotada por Houston. Logo na sequência, o jovem declarou que estaria no draft da NBA para virar profissional. 

Treinando com as lendas 

Uma das passagens marcantes para Flagg aconteceu na preparação da seleção norte-americana para as Olimpíadas de Paris, em 2024. O garoto foi convidado para participar dos treinos e teve a oportunidade de encarar LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant no ciclo. A imprensa dos EUA ficou encantada com o talento do ala.

O provável destino 

Nada é garantido no draft da NBA e já foi possível ver picks que pareciam ser os primeiros indo para outras posições, mas é muito provável que Flagg seja recrutado pelo Dallas Mavericks, dono da primeira escolha. 

Os Mavs, que negociaram de forma polêmica a estrela Luka Doncic para o Los Angeles Lakers, tinham 1.8% de chances de conquistar a primeira escolha. E foi exatamente o que aconteceu. Dirigentes e torcedores de Dallas comemoraram efusivamente o resultado. 

Publicidade

Apesar do “hype”, o ex-jogador e hoje técnico do Mavs, Jason Kidd, acredita que o time será ideal para que Flagg possa começar na NBA sem tanta pressão. 

"Esta é uma ótima situação para ele", disse Kidd ao Dan Patrick Show. "Quando falamos dos jogadores que já temos no time, a pressão de estar à altura de uma estrela será muito menor com o talento que o cerca. Quando falamos dos outros times, ele teria que produzir desde já em um nível altíssimo. Então, acho que esta é uma ótima situação para ele desenvolver seu jogo, onde a pressão não é tão alta, mas estamos disputando o título, então seria muito divertido."

O draft da NBA acontece no dia 25 de junho, no Barclays Center, no Brooklyn. 

Patrocínio escolhido “a dedo” 

Toda a atenção sobre Flagg já rendeu até mesmo o próprio patrocínio de tênis. O ala decidiu assinar contrato com a New Balance um pouco antes de começar a carreira universitária. A decisão foi tomada pela ligação entre a marca e o Estado do Maine, onde o jovem nasceu. Duas fábricas estão localizadas em sua cidade natal, Newport. 

Além disso, Flagg virou o primeiro jogador universitário a receber um patrocínio da Gatorade.

Publicidade
Fonte: Terra Content Solutions
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se