Morre Jerry Buss, lendário dono dos Los Angeles Lakers

18 fev 2013 - 14h13
(atualizado às 14h20)

O dono do Los Angeles Lakers, Jerry Buss, morreu nesta segunda-feira, aos 80 anos, em um hospital da cidade californiana, onde estava internado desde quinta-feira por complicações decorrentes de um câncer.

A causa da morte, segundo o assistente de Buss, Bob Steiner, foi insuficiência renal.

Publicidade

O empresário era dono dos Lakers desde 1979, quando comprou a equipe e o time de hóquei no gelo, Los Angeles Kings, propriedades do empresário do ramo imobiliário Jack Kent Cooke, pelo valor recorde de US$ 67,5 milhões.

Após ser internado em 2011, quando os médicos descobriram que Buss tinha um coágulo no sangue, o empresário passou a responsabilidade das operações de basquete dos Lakers ao filho Jim, enquanto sua filha Jeanie se encarregou dos negócios relacionados a equipe.

Sob seu comando, os Lakers venceram 10 vezes a NBA. Buss ainda esteve a frente da época gloriosa do time de Los Angeles, que ficou conhecida como anos do "Showtime", com jogadores como Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy.

Além disso, o empresário levou a equipe a se tornar avaliada em US$ 1 bilhão, valor só superado pelo do New York Knicks.

Publicidade

"Realmente tentei criar uma imagem do Lakers, uma identidade característica. Quero dizer, os Lakers representam bastante a personalidade de Hollywood", disse Buss, certa vez, ao "Los Angeles Times".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se