Fiba confirma disputa de basquete no Pan do México

20 set 2011 - 21h07

A disputa da modalidade de basquete no Pan-Americano de Guadalajara-MEX foi confirmada nesta terça-feira. Em meio a um entrevero entre a representante da Federação Internacional de Basquete no continente americano (Fiba Américas), a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e os cartolas esportivos mexicanos, a entidade americana confirmou a possibilidade de realização da competição durante os Jogos.

O ex-tenista francês, Yannick Noah, junto da filha Yelena, comemorou bastante a classificação da seleção de seu país à final do Pré-Olímpico de basquete por uma razão especial: seu filho Joakim Noah era um dos atletas em quadra
O ex-tenista francês, Yannick Noah, junto da filha Yelena, comemorou bastante a classificação da seleção de seu país à final do Pré-Olímpico de basquete por uma razão especial: seu filho Joakim Noah era um dos atletas em quadra
Foto: AP

A Associação Desportiva Mexicana de Basquete (Ademeba) era a entidade que causava desacordo com a realização das partidas da categoria durante o Pan. Isso porque a entidade é reconhecida pela Fiba Américas, mas não pelo Comitê Olímpico Mexicano (COM) e pela Federação local de basquete.

Publicidade

Os cartolas locais tentaram evitar a participação da Ademeba na competição pan-americana. No entanto, a Fiba Américas foi contra e impediu uma possível realização do torneio nessas condições. Sendo assim, de acordo com a Fiba, uma comissão formada por integrantes da Ademeba e do COM junto com a Federação formaram uma equipe de basquete apta a disputar a competição sob a chancela da Fiba.

O secretário geral da Fiba, Alberto Garcia, contou sobre o final feliz do imbróglio na manhã desta terça-feira, agradecendo a iniciativa do presidente da Odepa, Mario Vazquez Raña, de tentar resolver o problema.

"A decisão foi muito sábia, porque se não fosse dessa forma, a organização dos Jogos também seria afetada em outros aspectos não menos importantes, como a venda antecipada de ingressos e direitos de televisão a outros países", afirmou Garcia.

A competição de basquete feminino está, então, confirmada entre os dias 21 e 25 de outubro, com a disputa entre as seleções do Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Jamaica, México e Porto Rico. Já o naipe masculino vai à quadra logo a seguir, entre 26 e 30 do mesmo mês. Brasil, Argentina, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Estados Unidos brigarão pelo título.

Publicidade

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.

Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se