Verstappen acorda no fim e é pole no GP da Austrália de F1

Holandês da Red Bull dá as cartas no Q3, supera Carlos Sainz e garante mais uma pole. Hamilton é eliminado no Q2

23 mar 2024 - 03h22
Max Verstappen é pole na Austrália
Max Verstappen é pole na Austrália
Foto: Red Bull / Twitter

Já tem virado uma tradição na ainda breve temporada de 2024 da F1: a Red Bull parece ter alguma dificuldade em treinos livres, não é a mais rápida no começo da classificação, mas mostra quem manda nos momentos que mais interessam Na Austrália, não foi diferente. Depois de não liderar nenhum treino livre, nem o Q2, nem o Q3, Max Verstappen faz um tempo imbatível no Q3 e garante a pole.

Em Melbourne, o holandês foi o único a andar na casa de 1min15s e não deu chances para Carlos Sainz, da Ferrari, que parte do 2º lugar. Sainz merece destaque. Depois de perder o GP da Arábia Saudita, duas semanas atrás, em razão de uma apendicite de última hora, o espanhol se mostrou bastante rápido e liderou o Q1 e o Q2, superando sem dificuldades seu rápido colega, Charles Leclerc, que parte do 5º posto.

Publicidade

A segunda fila do grid terá Sergio Perez, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren. Depois, o já citado Leclerc sai ao lado de Oscar Piastri.

A decepção do dia foi Lewis Hamilton, que teve que lidar com uma eliminação precoce no Q2, quando ficou com o 11º tempo. A Mercedes quase viu George Russell fora também nessa parte, mas o britânico passou em 10º, com tempo quase idêntido ao de Hamilton. No Q3, Russel terminou no 7º lugar, e larga na mesma fila de Yuki Tsunoda.

Fechando o top 10, os dois carros da Aston Martin, com Lance Stroll à frente de Fernando Alonso.

Confira no detalhe como foi a classificação para o GP da Austrália.

Publicidade

Sainz em forma no Q1. Ricciardo decepciona torcida

Daniel Ricciardo segue vivendo fase delicada em 2024. O australiano chegou a fazer uma volta decente no final do Q1 – ainda que atrás de Tsunoda -, mas que logo teve seu tempo deletado por ser exceder o limite de pista. Com isso, ele acabou relegado a um amargo 19º lugar em frente à sua torcida. O veterano foi um dos quatro eliminados na primeira fase da classificação. Sim, quatro, já que a sessão contava com um carro a menos: a Williams entrou com apenas um carro, deixando Logan Sargeant de fora do GP.

Além de Ricciardo, Nico Hulkenberg (17º), Pierre Gasly (18º) e Guanyu Zhou (20º) caíram ainda na primeira fase. Zhou perdeu parte de sua asa nas vibrações da zebra da curva 10, o que impossibilitou qualquer tentativa de melhora no setor final. Esteban Ocon chegou a raspar a muro da curva 0, teve um pneu furado, mas conseguiu se classificar, ao contrário de seu colega de Alpine.

Na turma da frente, mostrando estar 100% recuperado da apendicite que o tirou do GP da Arábia Saudita de duas semanas atrás, o mais rápido do primeiro terço da classificação foi Carlos Sainz, da Ferrari, com 1min16s731, Depois dele, vieram: Sergio Perez, Max Verstappen, Charles Leclerc e Fernando Alonso.

Hamilton fica pelo caminho no Q2

Sainz e a Ferrari se mantiveram no topo na segunda parte da sessão, com o espanhol marcando 1min16s189. Leclerc veio em seguida, à frente de Verstappen, Oscar Piastri e Perez.

Publicidade

A nota do Q2 foi a eliminação de Lewis Hamilton, tirado do top 10 por Lance Stroll no minuto final. Sinal amarelo para a Mercedes, que viu George Russell passar de fase no limite, com tempo quase idêntico ao do companheiro.

Além do heptacampeão, que parte de 11º posto, foram eliminados Alex Albon, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Esteban Ocon.

Verstappen mostra quem manda

Verstappen colocou a casa em ordem na hora que mais importa, o Q3. O holandês cravou 1min16s048 logo em sua primeira saída e colocou mais de dois décimos sobre os carros da Ferrari. Enquanto isso, Alonso escapava em alta velocidade na curva 6, sendo forçado a abortar sua volta rápida.

Na volta final, Verstappen ainda subiu o sarrafo para 1min15s915, garantindo a pole. Sainz praticamente repetiu seu tempo do Q2 e ficou com o 2º lugar, largos 0s270 atrás de Max. Perez, Norris fazem a segunda fila. Leclerc, sempre forte em classificação, ficou com o 5º lugar após abortar sua volta final.

Publicidade

O GP da Austrália terá sua largada na madrugada desse domingo, à 01 hora da manhã no horário de Brasília.

O resultado final da classificação para o GP da Austrália
Foto: F1
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações