Tsunoda admite decepção com 2022 da AlphaTauri: "Demos um ou dois passos para trás"

Após terminar a temporada da Fórmula 1 com 12 pontos e na vice-lanterna do Mundial de Construtores, Yuki Tsunoda admitiu que esperava um rendimento melhor da AlphaTauri em 2022

7 dez 2022 - 05h46
Yuki Tsunoda esperava uma AlphaTauri diferente em 2022
Yuki Tsunoda esperava uma AlphaTauri diferente em 2022
Foto: AlphaTauri / Grande Prêmio

Em sua primeira temporada como piloto de Fórmula 1, em 2021, Yuki Tsunoda teve a oportunidade de fazer parte de uma temporada bastante forte da AlphaTauri, que terminou o campeonato na sexta posição do Mundial de Construtores — apenas 13 pontos atrás da Alpine. Em 2022, preparado para subir de nível após adquirir rodagem e melhorar a adaptação, entretanto, tudo ruiu e o japonês viu uma sequência de péssimas apresentações da equipe, culminando no penúltimo lugar — à frente apenas da Williams.

Em conversa em Interlagos acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, Tsunoda admitiu sua decepção com o conjunto italiano, já que 2021 deixou a sensação de que a equipe estava em franco crescimento. Com um carro deficiente em 2022 e muita dificuldade nas execuções das corridas, marcadas por diversos erros, a AlphaTauri não conseguiu manter o mesmo nível de competição e viu suas concorrentes a deixarem para trás no campeonato.

Publicidade
AlphaTauri não passou do penúltimo lugar no Mundial de Construtores de 2022
Foto: AlphaTauri / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Sim, na pré-temporada estávamos esperando um desempenho semelhante [ao de 2021]. Ano passado o carro era muito bom, e esperávamos algo parecido", reconheceu. "Quando começamos a temporada, no Bahrein, o ritmo não era ruim, mas logo em seguida passamos a ver as limitações do carro e não conseguimos resolver os problemas, apesar de passarmos muito tempo tentando", lamentou.

Além da dificuldade da AlphaTauri em manter o nível de 2021, algumas equipes ao redor melhoraram seus conjuntos. Além da Alpine, Haas e Alfa Romeo também subiram de rendimento de um ano para o outro, melhorando suas posições no campeonato, o que fez com que o time italiano despencasse para o penúltimo lugar. Segundo Tsunoda, enquanto as outras equipes evoluíram, seu time andou para trás.

"Demos um ou dois passos para trás em relação às outras equipes. Eu achei que tive um bom desenvolvimento durante o ano e queria aproveitar esse momento. Espero que consigamos resolver isso", encerrou.

Publicidade
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações