URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

McLaren faz dobradinha e Hamilton assume a liderança da F1

13 jun 2010 - 14h37
(atualizado às 16h05)

O inglês Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida consecutiva ao terminar na primeira colocação no GP do Canadá, neste domingo, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Com a vitória, Hamilton, que já havia vencido na Turquia, assumiu também a primeira colocação do Mundial, com 109 pontos, ultrapassando Webber, que soma 103, após terminar em quinto. Jenson Button, da McLaren, é o novo vice-líder, pois ultrapassou Alonso e com a segunda colocação na prova chegou aos 106.

O início da prova foi emocionante. Logo na largada, Hamilton manteve a primeira colocação e o brasileiro Felipe Massa, que saiu na sexta colocação, foi tocado por Liuzzi, da Force India, e teve que ir para os boxes. O piloto voltou à prova na última colocação e teve que fazer corrida de recuperação, chegando na 15ª posição, após estar na décima posição restando cinco voltas do final.

Na sétima volta, Webber, da Red Bull, fez a ultrapassagem em cima de Fernando Alonso, da Ferrari, enquanto que seu companheiro de equipe, Vettel, pressionava Hamilton, quando o piloto da McLaren levou o carro para os boxes juntamente com Alonso. Na saída do pit, a Ferrari foi mais rápida e o espanhol voltou na frente de Hamilton, mas os dois quase se chocaram.

Com as paradas de Vettel e Webber para troca de pneus e reabastecimento, Hamilton conseguiu a ultrapassagem em cima de Alonso e voltou à primeira colocação na volta 16. Na mesma volta, o brasileiro Bruno Senna, da Hispania, abandonou mais uma vez. Agora, o piloto alegou problemas no câmbio para deixar a corrida.

A prova continuou muito disputada, principalmente com a alternância na liderança entre Hamilton, Alonso, Vettel e Webber, que liderou a prova até a volta 50. Com o forte desgaste dos pneus, o piloto da Red Bull teve o rendimento comprometido e foi ultrapassado por Hamilton antes de ir para os boxes e ceder a segunda colocação para Alonso.

A segunda colocação do piloto espanhol durou somente seis voltas, quando Button passou Alonso e conquistou a vice-liderança. Perto do final da prova, Massa tentou ultrapassar Schumacher no final da reta oposta, mas o alemão não permitiu a ultrapassagem e o brasileiro para evitar o choque danificou o bico do carro, precisando ir novamente aos boxes.

Rubens Barrichello, da Williams, não vez uma boa prova e terminou somente na 14ª colocação, enquanto que Lucas di Grassi, da Virgin, ficou com a 19ª e última posição.

Em Montreal, Schumacher completou 257 GPs na carreira. Mas o final de semana do heptacampeão não foi muito boa, pois terminou em 11º lugar. Schumacher ultrapassou a marca do italiano Ricardo Patrese e agora é o segundo com mais corridas na história da Fórmula 1, atrás apenas do brasileiro Rubens Barrichello, com 293.

Veja a classificação final do GP do Canadá

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1h33min53s456

2. Jenson Button (ING/McLaren) - a 2s254

3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214

4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 37s817

5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 39s291

6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084

7. Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300

8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta

9. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1 volta

10. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta

11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta

12. Jaime Alguersuari (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta

13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 1 volta

14. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta

15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta

16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas

17. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas

18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 4 voltas

19. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - a 5 voltas

Não completaram a prova:

Timo Glock (ALE/Virgin)

Jarno Trulli (ITA/Lotus)

Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)

Bruno Senna (BRA/Hispania)

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

Hamilton é o novo líder, com 109 pontos, após a segunda vitória seguida
Hamilton é o novo líder, com 109 pontos, após a segunda vitória seguida
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações