F1: Christian Horner é demitido da Red Bull após 20 anos e 16 títulos

A parceria de duas decadas com a empresa rendeu à equipe oito títulos de pilotos, com Vettel e Verstappen. E seis títulos de construtores

9 jul 2025 - 07h45
(atualizado às 07h46)
Christian Horner comandou a equipe RBR por 20 anos
Christian Horner comandou a equipe RBR por 20 anos
Foto: F1

 A Red Bull anunciou hoje, 09, o desligamento imediato de Christian Horner em suas funções na equipe, onde era CEO e chefe. Encerrando uma trajetória de duas décadas à frente da equipe. Quem assume o comando é Laurent Mekies, ex-diretor da Racing Bulls, marcando uma nova fase para a equipe austríaca.

A decisão ocorre em meio a um período turbulento para a Red Bull. Apesar de algumas vitórias de Max Verstappen em 2025, o desempenho geral da equipe caiu significativamente, ocupando atualmente apenas a quarta posição no campeonato de construtores. O declínio técnico também foi marcado pela saída de figuras cruciais como Adrian Newey, Rob Marshall e Jonathan Wheatley, além da iminente saída do estrategista Will Courtenay. Apesar da saída conturbada, Horner deixa um legado de sucesso: foram oito títulos de pilotos, quatro com Sebastian Vettel e quatro com Verstappen, além de seis títulos de construtores.

Publicidade

O futuro de Verstappen dentro da equipe agora também está em pauta. Embora tenha contrato até 2028, há rumores de cláusulas de saída que podem ser ativadas ainda este ano. A insatisfação do piloto com o desenvolvimento do carro e a incerteza em torno do novo projeto de motor da Red Bull, que estreia em 2026 com apoio da Ford, aumentam as especulações sobre sua permanência.

Laurent Mekies, que até o momento comandava a equipe irmã, Racing Bulls,  assume o cargo com o desafio de retomar a estabilidade e competitividade da equipe. Com esse efeito dominó, Alan Permane será o novo chefe da Racing Bulls. Eles serão responsáveis por conduzir as equipes nesta nova Era, que ainda é cheia de incertezas, mas também oportunidades. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações