F1: A primeira vez de Gabriel Bortoleto em Interlagos

Antes de chegar à Fórmula 1, Bortoleto viveu em Interlagos um dos momentos mais marcantes do início da carreira.

4 nov 2025 - 09h46
A primeira aparição de Gabriel Bortoleto em Interlagos, foi com a Stock Car
A primeira aparição de Gabriel Bortoleto em Interlagos, foi com a Stock Car
Foto: Duda Bairros/BRBStock Car / Reprodução

Três anos depois de sua única corrida no Autódromo de Interlagos, Gabriel Bortoleto volta ao traçado em um momento que muda o peso de cada curva. De convidado na Stock Car a representante brasileiro na Fórmula 1, o piloto de 21 anos terá neste final de semana a chance de correr pela primeira vez “em casa” como integrante do grid mais prestigiado do automobilismo mundial.

A etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1 acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, e marca o retorno da bandeira verde e amarela ao grid da categoria após oito temporadas. Para Bortoleto, será uma estreia no GP de São Paulo, mas também um reencontro com o asfalto onde, em 2022, ele deu uma das voltas mais simbólicas de sua carreira.

Publicidade

A primeira vez

O cenário era bem diferente. Em fevereiro de 2022, ainda em tempos de restrições pós-pandemia, Interlagos recebeu a abertura da temporada da Stock Car com a tradicional Corrida de Duplas, disputada sem público nas arquibancadas.

Naquele fim de semana, o jovem piloto paulista foi convidado pelo amigo Gaetano Di Mauro para correr pela equipe KTF Sports. Ao assumir o carro para a segunda prova do evento, Bortoleto se tornava o mais jovem competidor da história da categoria, com apenas 17 anos, três meses e 29 dias.

Foi na Stock Car que Gabriel Bortoleto guiou pela primeira vez em Interlagos
Foto: Duda Bairros/BRB Stock Car / Reprodução

Um toque logo na largada comprometeu sua corrida e exigiu um pit stop extra, mas nada apagou o simbolismo daquele momento. A 22ª colocação no resultado final teve menos importância do que o feito de estrear no principal campeonato nacional de automobilismo — um passo raro para alguém que já traçava seus planos na Europa.

Publicidade

Após a prova, o piloto publicou nas redes sociais que “foi incrível cada segundo do fim de semana”, agradecendo a oportunidade e reforçando o aprendizado que aquela primeira experiência proporcionou.

De Curitiba a Fórmula 1: uma ascensão meteórica

Antes de correr em Interlagos, Bortoleto havia disputado apenas duas etapas da Stock Light em 2021, todas no Autódromo de Curitiba, onde chegou a vencer uma corrida também com a KTF Sports. Depois disso, seu foco voltou-se definitivamente para o automobilismo internacional.

O paulista construiu uma trajetória sólida nas categorias de base: foi campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, títulos que abriram caminho para sua entrada na Fórmula 1. Em 2025, ele defende a Stake F1 Team Kick Sauber, que no próximo ano passará a competir sob o nome da Audi.

Bortoleto na Fórmula 1 

Na temporada de estreia, Bortoleto já soma 19 pontos e coleciona boas atuações. Seu melhor resultado até aqui foi o sexto lugar no GP da Hungria, além de outras quatro aparições entre os dez primeiros.

Publicidade

No México, última etapa antes de São Paulo, o brasileiro foi o piloto que mais ultrapassou rivais durante a corrida, subindo de 16º para o top-10,  um desempenho que reforça o momento de evolução.

Em entrevista à repórter Mariana Becker, da Band, o paulista não escondeu a expectativa pelo retorno:

“Estou muito confiante para correr no Brasil. Não vejo a hora de pilotar diante do meu país.”

Um novo ciclo 

Agora, aos 21 anos, Bortoleto volta ao mesmo traçado onde tudo começou, mas em um contexto completamente diferente. Se em 2022 Interlagos o recebeu como uma promessa, em 2025 o palco o recebe como protagonista.

O jovem que uma vez dividiu o carro com um amigo na Corrida de Duplas agora acelera um Fórmula 1 diante de uma multidão, representando o Brasil em uma das maiores vitrines do esporte mundial. Um retorno que carrega, ao mesmo tempo, nostalgia e redenção — e

Publicidade

que pode marcar o início de uma nova era para o automobilismo brasileiro.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações