F1: A pressão dos brasileiros em cima de Bortoleto

Como o imediatismo da torcida brasileira pode prejudicar as estrelas do automobilismo nacional em ascensão?

7 jul 2025 - 10h47
Gabriel Bortoleto se tornou o primeiro brasileiro pós-Felipe Massa a ser titular na F1
Gabriel Bortoleto se tornou o primeiro brasileiro pós-Felipe Massa a ser titular na F1
Foto: Reprodução / Stake F1 Team

Não é segredo para ninguém que os fãs brasileiros são impacientes. O imediatismo de algumas pessoas tornou a ida de Gabriel Bortoleto para a Fórmula 1 cada dia mais questionada. O piloto de apenas 20 anos tem uma trajetória impressionante até a principal categoria do automobilismo mundial, mas há quem ache que não.

Campeão da Fórmula 3 e 2 nos anos de 2023 e 2024, respectivamente, Bortoleto foi considerado a grande esperança brasileira de retorno à Fórmula 1, após longos anos sem um representante depois de Felipe Massa, que disputou sua última temporada completa em 2017 pela Williams.

Publicidade

Mas até com o mais genial dos pilotos, é preciso ter paciência. Sabe-se que a condição da equipe Sauber não é de competitividade, mesmo após a conquista dos primeiros pontos do brasileiro e a recente quebra de jejum de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que conquistou seu primeiro pódio com condições adversas em Silverstone.

Além disso, há outros pilotos em ascensão e que merecem atenção - e paciência. Rafael Câmara, que é o atual líder da Fórmula 3 e piloto da academia da Ferrari, faz um ano de estreia impressionante, com 3 vitórias em corridas principais.

Diogo Moreira, mesmo que não no mundo dos monopostos, é outro nome de destaque na Moto2, se tornando o primeiro brasileiro a vencer na categoria, e atualmente ocupando o terceiro lugar do campeonato, é cotado para subir à MotoGP em 2027, ano em que o Brasil deve continuar recebendo à classe rainha em Goiânia.

Independente da categoria e do nível de expectativa, é necessário entender as condições de cada uma das jovens promessas do Brasil. O país do automobilismo que têm grandes nomes na história também precisa de cautela e muito trabalho antes de buscar coisas maiores.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se