URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Chefe da Alfa Romeo projeta decisão sobre dupla de pilotos de 2021 ainda para outubro

Ainda em Nürburgring, Frédéric Vasseur prometeu que uma decisão definitiva sobre a dupla da Alfa Romeo para a próxima temporada deve ser tomada nos próximos dias. E disse que vai ser difícil ter Mick Schumacher na programação de outro TL1 em 2020

19 out 2020 - 08h20
Schumacher é líder da Fórmula 2 e cotado para uma vaga na Alfa Romeo em 2021
Schumacher é líder da Fórmula 2 e cotado para uma vaga na Alfa Romeo em 2021
Foto: Alfa Romeo / Grande Prêmio

Nas últimas semanas, a definição sobre a dupla de pilotos da Alfa Romeo para a temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1 ganhou o noticiário em razão da escalação de Mick Schumacher para o primeiro treino livre do GP de Eifel, em Nürburgring. Em razão sobretudo da neblina, que não permitiu ao helicóptero médico teto para decolar caso fosse necessário, o líder da Fórmula 2 não foi à pista, mas seu futuro se desenha cada vez mais no caminho da equipe ítalo-suíça. Frédéric Vasseur, chefe do time sediado em Hinwil, avisou que a decisão sobre os pilotos para 2021 não deve demorar muito mais.

"Creio que foi na última sexta-feira [em Nürburgring] que disse a você que isso seria nas próximas semanas. Acho que, ao longo de outubro, vamos ter a decisão para ficarmos tranquilos para as últimas quatro etapas", afirmou o dirigente francês em entrevista veiculada pela revista britânica Autosport.

Publicidade

Chuva tirou chance de Mick Schumacher guiar em Nürburgring (Foto: Ina Fassbender/AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Questionado se Mick Schumacher vai ter outra oportunidade em um novo TL1 na sequência da temporada, Vasseur ressaltou que as próximas etapas do calendário vão ser em circuitos onde a Fórmula 1 dispõe de pouquíssimas informações, de modo que todo o tempo de pista vai ser destinado para que os pilotos possam aprender ao máximo a pista, casos do palco do GP de Portugal, neste fim de semana, de Ímola, casa do GP da Emília-Romanha, no fim de semana seguinte, ou do regresso do Mundial à Turquia depois de nove anos.

Publicidade

Só depois, no fim do mês de novembro, é que a Fórmula 1 vai correr num circuito conhecido nos últimos anos, Sakhir, no Bahrein, mas lá Schumacher vai voltar ao cockpit do carro da Prema na Fórmula 2 para buscar o título da categoria de acesso.

"Não é tão fácil porque em Portimão todo mundo vai ter de aprender a pista, então não é o melhor lugar para dar um primeiro treino, e então, Ímola, sem treino livre 1. Depois, temos de ir para Istambul. Temos de sentar e conversar com Antonio, mas não é tão fácil agora, eu acho. E ele tem duas etapas no Bahrein com a Fórmula 2", explicou.

No fim das contas, Vasseur salientou que o objetivo ao escalar um jovem piloto para guiar num treino livre não está em avaliar os tempos de volta obtidos, mas sim o comportamento global do piloto dentro e fora do carro.

"Quando um piloto cede seu lugar no treino livre 1 para outro, a primeira abordagem é sobre evitar acidentes e danos para o segundo treino. Então, pedimos para que eles [os pilotos] fiquem tranquilos. Portanto, você não pode julgá-los pelo tempo de volta, isso seria injusto", disse.

Publicidade

"A abordagem é muito mais na forma como eles aumentam o ritmo durante o treino e no feedback que eles conseguem fornecer para a equipe. Porque, se você está falando sobre ritmo, você tem no que confiar no que ele está fazendo na Fórmula 2 do que em 10 voltas que ele vier a fazer no TL1. Como equipe, é a única forma que nós podemos ter para avaliar a atitude, o relacionamento que ele foi capaz de construir com a equipe e o feedback técnico", concluiu.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações