URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após acidente e ida a hospital, Norris é liberado para prova

Britânico bateu forte com a sua McLaren no treino de classificação deste sábado, mas foi examinado e autorizado a disputar o GP da Bélgica

28 ago 2021 - 14h08
(atualizado às 16h15)
Lando Norris deixa seu carro após forte batida no treino de classificação na Bélgica
Lando Norris deixa seu carro após forte batida no treino de classificação na Bélgica
Foto: Fórmula 1/Twitter / Grande Prêmio
 
Lando Norris vai disputar o GP da Bélgica, às 10h (de Brasília) deste domingo em Spa-Francorchamps. O piloto da McLaren foi protagonista de um grave acidente no começo do Q3 da classificação neste sábado e foi encaminhado pela Fórmula 1 para exames mais detalhados num hospital na região do circuito belga, em Liège, depois de reportar dores em um dos cotovelos. Mas o britânico já foi liberado e está confirmado pelo chefe Andreas Seidl para correr neste domingo.

Depois de liderar o Q1 e o Q2, Norris despontava como um dos favoritos para anotar a pole-position. Porém, assim que deixou o box na parte inicial do Q3, o britânico reclamou do excesso de água na pista durante sua volta rápida, perdeu o controle do carro ao passar pela veloz curva Eau Rouge e bateu muito forte nas barreiras de proteção, levando a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.

Lando Norris foi liberado do hospital após exames e vai correr neste domingo na Bélgica
Foto: Reprodução/F1 TV / Grande Prêmio

Mesmo zonzo, Norris conseguiu deixar o carro por meios próprios e logo foi levado ao centro médico instalado no circuito de Spa-Francorchamps, onde foi visto andando. Porém, após exames preliminares, a junta médica da Fórmula 1 preferiu encaminhá-lo a um hospital local para uma checagem mais detalhada e a realização de um raio-x e diagnóstico de eventuais lesões.

Publicidade
"Os exames foram feitos no hospital. O cotovelo estava doendo um pouco. Está tudo bem, e ele está bem para voltar a correr amanhã", garantiu Seidl em entrevista à emissora Sky Sports.

Desta forma, Norris, em teoria, vai largar em nono lugar neste domingo em Spa-Francorchamps. O prodígio britânico partiria em décimo, mas foi um dos beneficiados pela punição imposta a Valtteri Bottas, que vai perder cinco posições no grid por conta do incidente causado na largada do GP da Hungria, há quatro semanas. Lando vai largar lado a lado da Ferrari de Charles Leclerc.

Só que a McLaren ainda não sabe ao certo a extensão dos danos no carro do britânico e ainda avalia a possibilidade de ter de trocar componentes, como o câmbio. Neste caso, a mudança implicaria na punição com cinco posições no grid.

"A avaliação dos danos ainda está em curso, e a avaliação é também das consequências e o que isso significa em termos do que temos de trocar", declarou Seidl.

"Nosso foco total é deixar o carro pronto novamente para amanhã. Então, sabendo que Lando está na sua melhor forma aqui, sabendo que temos um carro forte e uma equipe forte, espero que ainda possamos voltar a uma posição para pontuar com ele", complementou o dirigente alemão.

Publicidade
 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se