McElrea se vale de punição de Lundqvist e vence etapa da Indy Lights em Iowa

Hunter McElrea herdou a vitória no oval de Iowa após Linus Lundqvist e Matthew Brabham se tocarem nas voltas finais, ultrapassando o neozelandês e com o sueco sendo punido após a corrida pelo toque

23 jul 2022 - 16h21
Hunter McElrea venceu após punição para Linus Lundqvist
Hunter McElrea venceu após punição para Linus Lundqvist
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

A etapa da Indy Lights no oval de Iowa na tarde deste sábado (23) teve emoção até o final. O sueco Linus Lundqvist liderava a corrida com quatro voltas para o fim, quando o australiano Matthew Brabham tentou uma ultrapassagem por fora. Lundqvist fechou a porta e os dois se tocaram, com Brabham levando a pior e quebrando a asa dianteira. Linus até recebeu a bandeirada na frente, mas foi punido com a perda de três posições após a prova. Assim, o neozelandês Hunter McElrea, que ultrapassou Matthew na última volta, herdou a vitória.

McElrea havia largado na pole-position, sua segunda consecutiva, e liderou as primeiras 50 voltas da corrida, quando veio a única bandeira amarela da corrida. O irlandês James Roe, da TJ Sports, perdeu o controle de seu carro e bateu sozinho no muro. Na relargada, o piloto da Andretti, foi ultrapassado por Lundvist e Brabham, que dispararam na ponta.

Publicidade

"Não sei o que fiz naquela relargada. Vou ter que olhar de novo, ver o vídeo. Realmente não foi bom pegar a parte suja da pista daquele jeito", disse McElrea após a corrida. "Obviamente, não venci da maneira que gostaria. Honestamente, acho que o Matt merecia essa. Mas eu aceito, duas vitórias consecutivas. Você tem que aceitar o que você recebe neste jogo", concluiu o neozelandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Hunter McElrea celebra vitória em Iowa
Foto: Indy Lights / Grande Prêmio

+ Fundador revela 'dedo' de Penske em criação da Force Indy e aponta motivação "econômica"

O toque entre os dois líderes gerou discussão após a corrida. Lundqvist afirmou que "foi uma disputa apertada. Perdi um pouco de tração na curva 1 e vi que ele estava atrás de mim. Mas meu spotter disse que estava tudo livre, então mudei de linha e infelizmente minha traseira tocou na frente dele. São centímetros que decidem em ovais e confiei no meu spotter. Peço desculpas ao Matt pelo incidente".

Já Brabham não ficou nada contente com o incidente, e reclamou que o sueco não olhou nos seus retrovisores. "Ele disse que o spotter dele afirmou que estava limpo. Mas, no final das contas, nós ainda temos espelhos. Ele sabia que eu estava ali porque ele me deu esse traçado primeiro", reclamou o australiano.

Publicidade

O dinamarquês Christian Rasmussen herdou a segunda posição, com Matthew completando um pódio todo da Andretti, que celebrou a vitória de número 250 do time. Lundqvist, Sting Ray Robb, Jacob Abel, Danial Frost, Ernie Francis Jr., Benjamin Pedersen e Christian Bogle fecharam os dez primeiros em Iowa.

Com o resultado, Lundqvist segue na liderança da Indy Lights, com uma vantagem confortável de 77 pontos para McElrea, que assumiu a segunda colocação. A categoria retorna no dia 7 de agosto, para a etapa de Nashville.

PALOU SEGUE FIRME NA INDY 2022 APESAR DE DRAMA GANASSI x McLAREN

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações