A participação de Antonio Giovinazzi na qualificação para o Grande Prêmio da China, foi interrompida por um problema semelhante ao que afetou o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, no Bahrein, há duas semanas.
Na sequência do que ocorreu com Leclerc, um problema em um cilindro lhe custou a vitória, ambas as equipes, Ferrari e Haas foram equipadas com uma nova especificação ECU antes dos treinos na China, na sexta-feira.
No entanto, devido a limitações de tempo na adaptação dos carros para uma instalação diferente, a Alfa Romeo optou por não levar a unidade revisada oferecida pela Ferrari para a China.
Giovinazzi perdeu um cilindro no início de sua primeira volta no Q1 e não voltou a correr.
Ele vai começar em 19º no grid, com um novo exemplar da unidade mais antiga, enquanto seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, vai continuar com a unidade que já completou as duas primeiras corridas.
“A Ferrari nos propôs a nova especificação, mas não tivemos tempo de instalá-la no carro", disse Vasseur à Autosport.
“Tivemos o problema hoje, e vamos mudá-lo para amanhã, mas vamos manter a mesma especificação. Para Kimi, não vamos mudar a unidade para amanhã".
“Pedimos desculpas a Antonio, e é 100% minha culpa".
“Assumo 100% da responsabilidade porque a Ferrari nos propôs mudar isso".
“É sempre fácil dizer depois, que poderia ter sido melhor, mas sabíamos que vir para a China e fazer a nova instalação também era arriscado.”
Giovinazzi já havia perdido o FP1 em Xangai, por um erro de instalação do motor, que não pôde ser corrigido a tempo de ele ir para a pista na sessão da manhã.
Vasseur reafirmou que o italiano, que sofreu um começo difícil em sua primeira temporada na F1, teve seu total apoio.
“Não é fácil, porque se você olhar para trás tivemos um problema no FP2 no Bahrein, e ele não conseguiu fazer uma volta, então tivemos o problema na FP1 aqui, novamente em seu carro”, disse Vasseur.
“Então hoje, foi um pouco demais".
“Começamos e fizemos uma volta. Ele cruzou a linha, então pegou alguns caras saindo dos boxes, e o problema apareceu no final da primeira curva em sua primeira volta".
“Nós somos 200% de apoio para Antonio. Eu sei o que ele é capaz de fazer, eu sei o que ele fez antes, eu vi todos os dias o que ele é capaz de fazer".
“Não é óbvio até agora pela cronometragem, mas tenho certeza de que ele mostrará o quanto antes.”
Giovinazzi manteve-se otimista em relação às suas perspectivas para a corrida.
“Eu sei que amanhã a partir da última fila será difícil”, disse ele. “Veremos".
“É uma pista onde podemos ultrapassar, por isso vamos tentar o nosso melhor".
“Nossa meta ainda são os pontos. Como eu disse, é uma pista onde você pode ultrapassar".
“Acho que temos um bom carro em ritmo da corrida. A corrida é longa, então você nunca sabe.”
A equipe também acredita que uma rajada de vento afetou Kimi Raikkonen no Q2, mas Vasseur disse que não era uma desculpa para o fracasso do finlandês em fazer o Q3 pela primeira vez em 2019.
Raikkonen relatou uma perda de potência no rádio, mas a equipe disse que sua queda inesperada na velocidade máxima, foi devido a uma rajada de vento, e não um problema técnico.
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