Abiteboul: "É mais barato alterar as pistas do que as regras aerodinâmicas"

16 ago 2019 - 14h53

Cyril Abiteboul acha que a Fórmula 1 deveria mudar a disposição das pistas para melhorar as corridas, em vez de revisar constantemente os regulamentos aerodinâmicos.

Abiteboul: “É mais barato alterar as pistas do que as regras aerodinâmicas”
Abiteboul: “É mais barato alterar as pistas do que as regras aerodinâmicas”
Foto: Andrej Isakovic/ AFP / F1Mania

Embora o esporte esteja preparado para introduzir uma série de novos regulamentos para 2021, parece que quase todos os anos algo está sendo modificado.

Publicidade

Este ano foram as asas e as aletas que foram alteradas, na esperança de que os carros pudessem seguir mais perto, e que as ultrapassagens fossem mais fáceis.

O chefe da equipe Renault, Abiteboul, disse que os poderosos deveriam preferir olhar o traçado das pistas.

“Uma coisa que acho que precisamos fazer um pouco mais, é projetar as pistas”, disse ele à Autosport.

"Eu preferiria um pouco menos engenharia excessiva dos regulamentos técnicos, e um pouco mais de engenharia do layout da pista, em vez de investir em 20 carros que deveriam ser diferentes a cada ano".

Publicidade

"Eu talvez mudasse uma ou duas curvas, em cada pista. Seria muito mais eficiente em termos de custo e muito melhor para o esporte".

"Eu sei que eles investiram muito esforço de engenharia no Vietnã. Mas é algo em que todos nós podemos pensar coletivamente, o que seria bom para a F1?”

Abiteboul revelou que o time de especialistas da Renault, recentemente examinou o circuito de Paul Ricard para ver o que poderia ser feito na pista para melhorar a corrida, depois que o GP da França deste ano foi rotulado como um tédio.

Ele disse: “Para dar um exemplo, porque é uma corrida que é obviamente importante para nós, o GP da França".

"Houve algumas críticas duras depois da corrida, porque se transformou em uma procissão".

"Tentamos torná-la um pouco interessante no final e fomos penalizados por isso".

"Então, o que fizemos foi algumas simulações de configurações alternativas, de como tornar o circuito mais interessante".

Publicidade

“Se 10 equipes colaborassem para melhorar as pistas, tenho certeza de que poderíamos ter resultados fantásticos, e não precisamos esperar por 2021 para isso. Isso já seria no ano que vem", completou.

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – O que um piloto de Fórmula E faz durante as férias?

PORSCHE CUP BRASIL | ETAPA ESTORIL 2019 | MELHORES MOMENTOS:

Assista ao forte acidente de Dennis Dirani na etapa da Porsche Cup em Estoril:

Fórmula E: Como pilotos e equipes se comunicam:

Eurofarma terá quatro carros e Di Grassi na Corrida do Milhão da Stock Car:

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

Publicidade

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se