Após 76 dias de pausa, a F1 Academy volta às pistas nesta sexta-feira (29) para mais uma etapa da temporada, desta vez no Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort. A última corrida da categoria foi disputada em Montreal, no Canadá, ainda em junho, e agora o campeonato retorna em um dos circuitos mais desafiadores do calendário.
A situação atual no campeonato
A francesa Doriane Pin, piloto da Mercedes, chega à Holanda como líder do campeonato com 109 pontos, 20 a mais que a norte-americana Chloe Chambers, sua principal rival até aqui. Doriane busca ampliar a vantagem na tabela e consolidar sua posição na luta pelo título. Não muito longe das duas está Maya Weug, com 72 pontos. A holandesa venceu em Jeddah e teve que abandonar a corrida em Montreal, buscando agora a recuperação em casa. Nos treinos realizados no último mês, Maya foi a mais rápida.
Outro destaque será a estreia de Esmee Kosterman como “wild card” desta etapa. O wild card é uma vaga especial destinada a pilotos locais em cada corrida, com o objetivo de dar e trazer mais visibilidade aos jovens talentos da região.
Brasileiras na disputa
O Brasil também está sendo representado na F1 Academy. Aurelia Nobels (ART Grand Prix) e Rafaela Ferreira (Campos Racing) compõem o grid nesta temporada, apesar de ainda não terem conquistado nenhum pódio. Aurelia chegou perto do feito no Canadá, mas um toque com Doriane Pin comprometeu sua corrida. Já Rafaela Ferreira vive sua primeira temporada na categoria. Na classificação geral, aparece em 12º lugar e Aurelia em 13º, com 9 e 5 pontos, respectivamente.
Confira os horários do GP da Holanda
29/08 (Sexta-feira):
Treino Livre 1 - 5h10
Treino Livre 2 - 12h30
30/08 (Sábado):
Classificação - 5h25
Corrida 1 - 12h05
31/08 (Domingo):
Corrida 2 - 5h40