Brasil faz história e conquista título mundial na Moto2

Com corrida controlada, Brasil conquista seu primeiro título mundial no motociclismo após final tensa e marcada por reviravoltas

16 nov 2025 - 12h24
(atualizado às 12h24)
Diogo Moreira
Diogo Moreira
Foto: Divulgação @motogp / Esporte News Mundo

Diogo Moreira escreveu um capítulo histórico para o esporte a motor do Brasil neste domingo. Com uma atuação madura e estratégica, o piloto da Italtrans largou em nono e terminou o GP de Valência na mesma posição, o que foi suficiente para conquistar o título da Moto2 2025, o tornando o primeiro brasileiro campeão mundial em uma categoria do motociclismo.

Foto: Divulgação @motogp / Esporte News Mundo

Moreira chegou à etapa decisiva com 24 pontos de vantagem sobre Manu González e apenas 25 em disputa, o cenário era claro: bastava ao brasileiro finalizar entre os 14 primeiros, já o espanhol somente a vitória era necessária, desde que Diogo não passasse de 15º. Mesmo assim, o caminho até o título ganhou contornos dramáticos, com o brasileiro fechando o TL2 apenas em 19º e precisando disputar o Q1 no classificatório.

Publicidade

Na largada da corrida, Izan Guevara assumiu a liderança, seguido por Dani Holgado, Albert Arenas e Senna Agius. González e Moreira mantiveram as posições originais, quinto e nono, respectivamente. Ainda na primeira volta, uma breve bandeira amarela foi acionada após as quedas de Dani Muñoz e Barry Baltus.

Com cinco das 22 voltas concluídas, o grupo da frente permanecia estável, mais atrás, José Antonio Rueda Ortolá conseguiu superar González na curva 1 e assumiu a quinta posição, enquanto Moreira seguia firme em nono, agora pressionado por Celestino Vietti.

Na metade da prova, Guevara seguia na ponta, mas sob intensa pressão de Holgado, González recuperou o quinto lugar após ultrapassar Arenas e estava a seis décimos de Ortolá, o quarto colocado, já Moreira continuava em nono, distante do pelotão da frente, mas administrando bem a vantagem de dois décimos sobre Vietti.

A batalha entre Vietti e Jake Dixon trouxe alívio para o brasileiro, que abriu mais de um segundo para os rivais na volta 14, passando a controlar a corrida com maior tranquilidade. À frente, González cometeu um erro e perdeu contato com Agius, seu companheiro de equipe, o espanhol ainda passou a ser atacado por Colin Veijer, que fez a ultrapassagem na volta seguinte, enquanto Arenas e Filip Salac se aproximavam rapidamente.

Publicidade

Com problemas de rendimento na moto, González começou a despencar, sendo ultrapassado por Arenas e Salac e caindo para oitavo, posição em que passou a ser perseguido diretamente por Moreira, que logo alcançou o rival e subiu para oitavo. Em queda livre, González chegou a entrar nos boxes, dando a impressão de que abandonaria, mas retornou à pista.

Administrando com frieza nas voltas finais, Moreira tirou o pé, evitou riscos e cruzou a linha de chegada em 11º, sacramentando um título histórico. Com a conquista, o Brasil celebra seu primeiro campeão mundial sobre duas rodas.

A vitória da corrida ficou com Izan Guevara, seguido por Dani Holgado e Ivan Ortolá, que completaram o pódio em Valência.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se